Ucrânia afirma ter impedido tentativa de golpe de Estado

Serviço secreto ucraniano diz que plano era convocar manifestação para ocupar o parlamento e formar governo interino


0
Foto: Pixabay / Ilustrativa

O serviço secreto da Ucrânia SBU anunciou nesta segunda-feira (1º/07) ter impedido uma tentativa de golpe de Estado no país.

Segundo o Ministério Público (MP), que informou sobre o caso, os líderes de um grupo subversivo convocaram uma manifestação em Kiev para 30 de junho, data em que a Ucrânia celebra o Dia da Constituição, sem revelar suas reais intenções com o evento.

Segundo os promotores, o grupo queria então aproveitar a manifestação para ocupar o parlamento e eleger um novo “governo interino” durante o evento público. Não está claro se o grupo teria alguma relação com a Rússia, que invadiu a Ucrânia em fevereiro de 2022.

Quatro pessoas estão sendo investigadas na região de Ivano-Frankivsk por distribuir material convocatório à derrubada da ordem constitucional na Ucrânia. Duas deles foram presas preventivamente, segundo o Ministério Público. Armas e munições foram apreendidas. Os suspeitos podem pegar até dez anos de prisão. A investigação foi conduzida pelas autoridades na região de Ivano-Frankivsk, no oeste da Ucrânia.

Fonte: DW

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui