UE alerta para risco de falta de seringas para possível vacina contra Covid-19

Confira informações do programa Correspondente Independente do meio-dia.


0
Foto: Andre Melo Andrade/Estadão Conteúdo

A União Europeia alertou seus países-membros para o risco de falta de seringas, lenços e equipamentos de proteção necessários para uma possível vacinação em massa contra Covid-19 e fez um apelo para que cogitem aquisições conjuntas, de acordo com um documento do bloco. Nenhuma vacina contra Covid-19 já foi totalmente desenvolvida ou aprovada, mas países de todo o mundo estão tentando garantir suprimentos de vacinas em potencial para, se e quando candidatas a vacina se mostrarem eficientes, poderem iniciar campanhas de imunização rapidamente –o que alguns esperam acontecer ainda neste ano. Caso uma vacina se mostre eficiente, questões de fabricação e distribuição podem se tornar obstáculos. A Comissão pediu que os países-membros cogitem aquisições conjuntas, e representantes da Itália e da Holanda expressaram interesse, segundo o documento. Esquemas de aquisição conjunta são considerados úteis para obter preços melhores e evitar que governos da UE compitam entre si.

Trump sugere adiar eleições nos EUA

Donald Trump, presidente dos Estados Unidos, levantou nesta quinta-feira (30) a possibilidade de adiar as eleições presidenciais, marcadas para o dia 3 de novembro, apesar da data estar na Constituição do país. O presidente, sozinho, não pode adiar as eleições –para isso, seria preciso autorização do Congresso. Sem apresentar evidências, ele repetiu o argumento de que pode haver fraude na votação por correio.

Helicóptero do Corpo de Bombeiros cai no DF

Um helicóptero do Corpo de Bombeiros caiu, na manhã desta quinta-feira (30), no Distrito Federal. A aeronave de resgate caiu ao lado de um prédio, em Vicente Pires, e atingiu um carro. Segundo a corporação, os militares estão sendo atendidos pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). A corporação informou ao G1 que havia cinco ocupantes na aeronave. Um dos feridos é servidor do Samu, ele foi levado para um hospital da região com um corte na testa “consciente, orientado e estável”.

Mundo supera 17 milhões de casos de coronavírus

Mais de 17 milhões de casos do novo coronavírus foram oficialmente registrados no mundo, mais da metade deles em apenas três países, de acordo com um balanço da AFP com base em fontes oficiais e atualizado nesta quinta-feira (30). Ao menos 17.022.877 de pessoas contraíram a Covid-19 e 666.586 morreram, de acordo com dados oficiais. Estados Unidos, com 4.426.982 casos e 150.713 vítimas fatais, Brasil (2.552.265 casos e 90.134 mortes) e Índia (1.583.792 e 34.968 óbitos) são os três países mais afetados. O ritmo da pandemia continua acelerando no mundo, com um milhão de casos detectados nos últimos quatro dias. Fonte: O Sul

Marcos Pontes diz que está com Covid-19

O ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações, Marcos Pontes, informou que testou positivo para o novo coronavírus. Pontes revelou que está com Covid-19, doença provocada pelo vírus, na quarta-feira (29) ao final de uma transmissão ao vivo feita com o senador Roberto Rocha (PSDB-MA). O encontro virtual discutiu o uso do centro de lançamento de Alcântara, no Maranhão. O ministro diz ter sentido sintomas de gripe e realizado o exame na terça-feira (28). O resultado saiu no dia seguinte. Pontes é o quinto ministro do governo a anunciar ter contraído o coronavírus.

Os outros quatro foram:

  • Augusto Heleno (Gabinete de Segurança Institucional);
  • Bento Albuquerque (Minas e Energia);
  • Onyx Lorenzoni (Cidadania);
  • Milton Ribeiro (Educação).
  • O presidente Jair Bolsonaro também contraiu a doença. No último sábado (25), informou que estava recuperado.

Região metropolitana concentra mais de 60% das internações por Covid-19 em UTIs no RS

A região Metropolitana concentra mais de 60% dos pacientes com Covid-19 internados em Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) no Rio Grande do Sul. Conforme monitoramento da Secretaria Estadual de Saúde (SES), são 668 internações de casos confirmados da doença em UTIs adulto do Estado, sendo que 404 (60,47%) deles está na região Metropolitana. Além disso, entre os suspeitos a localidade também concentra a maior parte das internações, sendo 120 em UTIs adulto do total de 205 no Estado. A taxa de ocupação geral das UTIs adulto no Rio Grande do Sul era de 76,9% na tarde desta quarta-feira e, da região Metropolitana, 82,2%. Em Porto Alegre a taxa de ocupação das UTIs adulto na tarde de quarta era de 90,27%, sendo que dos 696 pacientes, 354 estavam relacionados com a Covid-19, o que representava 50,86% do total de internações: 304 confirmados e 50 suspeitos. Além disso, 16 com diagnóstico positivo da doença estavam em emergências dos hospitais aguardando leitos de UTI, totalizando 370. Fonte: Correio do Povo

Bebidas Fruki realiza webinar de lançamento da MiniFruki

A Bebidas Fruki promove nesta quinta-feira (30), às 17h, o webinar de lançamento da MiniFruki. O evento conta com a participação do diretor administrativo e de marketing da empresa, Júlio Eggers; e do coordenador de atendimento para o Rio Grande do Sul, da Nielsen, Daniel Costa Silveira. Silveira vai abordar o momento atual com a palestra “Impactos da Covid-19 no cenário de consumo do Sul”. Para participar do evento, o público deve acessar um link disponibilizado na reportagem sobre o evento no site independente.com.br. O momento marca o lançamento oficial da nova embalagem de Fruki Guaraná que chegou ao mercado recentemente. Para Eggers, o lançamento deste produto comprova que a empresa está atenta às tendências do mercado e às necessidades do consumidor. AI/RC

Suspensão acaba e atividades esportivas são permitidas novamente em Arroio do Meio

Em menos de uma semana, Arroio do Meio registrou três mudanças na flexibilização da prática esportiva em território municipal. Os esportes foram liberados, com restrições, em decreto do dia 21 de julho. Três dias depois, suspenso em função de novos focos de contágio da covid-19 na cidade. Desde ontem, 29, a atividade em ginásios, campos e canchas de bocha voltou a ser permitida. Conforme o coordenador do Departamento de Esportes de Arroio do Meio, a suspensão do decreto era prevista para terça-feira, 28, e o governo decidiu não prorrogá-la. A liberação pode ser “revista a qualquer momento” caso se constate avanço da pandemia no município. A prefeitura ainda afirma que o esporte permite atividade física regrada, proporciona o encontro de amigos e turmas, desestimulando a confraternização clandestina nas casas e demais espaços.

Produção e apresentação: Júlio César Lenhard
Próxima edição: hoje, às 18 horas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui