
Após muitas cobranças de moradores do Bairro Imigrantes, em Estrela, para instalação de um poço artesiano no local, visando solucionar o problema em decorrência da falta de água, a estrutura entrou em operação na última quinta-feira ( 19), cerca de 24h depois, na sexta-feira (20) foi alvo de vandalismo e no dia seguinte, no sábado (21), teve itens furtados. Foram levadas duas portas e a bomba dosadora de água. A construção está localizada no final da Rua Alfredo A. Schwingel, pois o bairro apresentava problemas no abastecimento e a perfuração do poço, cuja vazão, conforme estudos feitos pela prefeitura, é de 40 mil litros por hora, visa beneficiar principalmente a parte alta, evitando interrupções no fornecimento.
ouça a reportagem
Conforme Gutier Pacheco Pereira, que representa os moradores do bairro, a situação revolta a comunidade que tanto lutou pela construção do poço artesiano. “É complicado, lutamos tanto para resolver um problema de vários anos e agora estamos passando por isso logo depois que o poço começou a funcionar, não deu nem 24h e foi furtado, depois não deu 48h e foi furtado de novo”. Até a manhã desta segunda-feira os moradores não haviam registrado falta no abastecimento de água, mas temem que o problema ocorra nos próximos dias e meses, como natal e ano novo. “Se isso acontecer o pessoal já está sabendo o motivo”, relata Pereira.

O gerente da Corsan de Estrela, Alexandre Scheid, informa que não há uma data exata para que os materiais sejam recolocados e o poço volte a funcionar, mas a empresa já trabalha para resolver a demanda. “Vamos providenciar novas aberturas e o novo equipamento de bomba dosadora do equipamento e então voltar a operar com esse poço que vai nos dar uma grande ajuda no consumo de água por parte da população de Estrela”, ressalta.
As portas que foram furtadas, conforme o gerente, são mais complicadas de conseguirem. “Temos que solicitar verba e aprovação para poder contratar alguém para fazer, pois não temos esse serviço, a parte das bombas dosadoras é um pouco mais tranquilo porque é material que a Corsan já possui”. A Corsan iniciou a perfuração do poço artesiano em janeiro deste ano. Em agosto o local foi alvo de furto pela primeira vez, sendo que a fiação foi levada naquela oportunidade.

Texto: Gabriela Hautrive
producao@independente.com.br
Talvez deixar uma semana sem água…..sem água, não abastecer com água de outros reservatórios…..SEM ÁGUA!!
Marco, tu acha que foi nos moradores?
Venha conhecer um pouco da história da falta de água deste bairro, são 12 anos de luta.
Natal e Ano Novo de 2019 ficamos sem água, talvez seu bairro não tenha este problema pois é área nobre de Estrela e não como o nosso bairro aonde a maioria nem caixa da água se quer tem em sua residência.