Um lugar no Vale: o Povoado Júlio de Castilhos, em Taquari

Localidade se destaca pelas belezas naturais como o Morro da Cabrita. É habitada por 200 moradores que se dedicam a produção primária como o reflorestamento


0
Turismo se transforma em alternativa econômica (Foto: Alício de Assução)

Habitada por cerca de 200 moradores a bucólica localidade chama a atenção pelas belezas naturais como o Morro da Cabrita e o povo simples, trabalhador e acolhedor, que convive em espírito comunitário. Principalmente quando se envolvem com as atividades da Escola Estadual Júlio de Castilhos.

Morro da Cabrita é um dos atrativos da localidade

A professora Elisete Cardoso dos Santos relata que em 1760 começaram a chegar, onde hoje é o município de Taquari, os primeiros casais açorianos para dar início a colonização daquelas terras. Não se tem uma data exata da fundação do povoado Júlio de Castilhos mas pelos relatos dos moradores mais antigos e pelas lápides no cemitério local essa comunidade começou a se formar no início do século 19.


ouça o quadro


 

Portanto, de acordo com a educadora, assim como o município de Taquari o povoado também é muito antigo. “Após os indígenas os primeiros moradores europeus a ocupar essa localidade foram os açorianos. Hoje em dia convivem harmonicamente descendentes de açorianos, italianos, alemães e africanos.” Por muitos anos a principal atividade econômica foi a farinha de mandioca.

O povoado contava com várias atafonas e quando se conversa com as pessoas de mais idade sempre tem histórias envolvendo o serviço nas atafonas, como início de namoros, pois a atividade envolvia as famílias dos agricultores. Porém, essa produção requer mão de obra intensiva e com a queda no número de filhos por famílias e o êxodo rural, principalmente nas décadas de 70 e 80 essa atividade se extinguiu.

Atualmente o principal produto cultivado é o eucalipto. “Os mais velhos contam que a primeira cooperativa de Taquari foi fundada no povoado”, comenta. A comunidade conta com uma escola estadual de ensino fundamental fundada em 1952. A localidade também integra o roteiro turístico Freguesia das Figueiras.

Assista ao quadro no Youtube 

Texto: Alício de Assunção

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui