“Uma forma de acolher”: conheça a Aapot, uma associação que ajuda pessoas com câncer em Lajeado

O atendimento é 100% gratuito e voltado para pessoas que lutam contra o câncer ou que tenham passado por transplante. Letícia Rodrigues Homrich e Carine Baseggio, falaram sobre a trajetória da entidade que, em 2021, completa 10 anos de história


0
Foto: Aapot / Divulgação

Há 3 anos na cidade de Lajeado, a Associação de Assistência a Pacientes Oncológicos e Transplantados (Aapot), é uma organização sem fins lucrativos. O atendimento é 100% gratuito e voltado para pessoas que lutam contra o câncer ou que tenham passado por transplante.

Em entrevista ao programa Redação no Ar na tarde desta terça-feira (3), a assessora da Aapot, Letícia Rodrigues Homrich, e a assistente social, Carine Baseggio, falaram sobre a trajetória da entidade que, em 2021, completa 10 anos de história e presta assistência para mais de 1420 pessoas da região, atendendo em Lajeado e Santa Cruz do Sul. 

Letícia Rodrigues Homrich (Foto: Jonas de Siqueira)

Letícia Rodrigues Homrich ressalta que a Aapot busca proporcionar um ambiente acolhedor aos pacientes. A assessora listou alguns dos serviços prestados pela entidade. “Buscamos ajudar os pacientes naquilo que for necessário. Ajudamos com cestas básicas, medicamentos, fraldas, empréstimos de cadeiras de rodas, muletas, cadeiras de banho e suplementos alimentares”.

 

Carine Baseggio (Foto: Jonas de Siqueira)

A assistente social, Carine Baseggio, enfatizou a estrutura completa do local. Segundo ela, a associação presta estadia, oferece refeições, realiza atividades ocupacionais e presta apoio psicológico para pacientes e acompanhantes. “O paciente não precisa passar por esse momento sozinho”, declara.

A associação é mantida financeiramente por doações da comunidade e de empresas. A assessora explicou como funciona o processo de doações para a entidade. “Temos uma equipe de telemarketing que busca apoiadores e pessoas que querem ajudar e doar. Na data agendada, um mensageiro se destina até o local e faz a coleta do valor, que fica a critério de quem for colaborar”, esclarece.

Como se inscrever

Conforme as integrantes, para se inscrever é necessário documentos pessoais, laudo médico e cartão do SUS. A Aapot está situada na Rua Santos Filho, 338, no Centro de Lajeado. Acompanhe a Casa de Hospedagem nas redes sociais. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui