Uma oportunidade para todos cidadãos brasileiros no sistema financeiro nacional é o novo PIX

Nessa semana inicia um novo sistema para facilitar pagamentos online, agilizar transações financeiras e reduzir custos para os usuários.


0
Foto: Ilustrativa

O sistema financeiro como os brasileiros compreendem e utilizam, apesar de muito melhorar ao longo do tempo, ainda é reconhecido como um sistema rígido e com custos elevados de transações para seus usuários. Nessa semana inicia um novo sistema, lançado pelo Banco Central brasileiro, para facilitar pagamentos online, agilizar transações financeiras e reduzir custos para os usuários.


ouça a análise

 


Cíntia Agostini, economista e presidente do Codevat (Foto: Arquivo / Rádio Independente)

Atualmente, para transferirmos recursos para pessoas físicas ou jurídicas, utilizamos os sistemas de DOC ou TED. Estes possuem restrições de horários, de valores e de compensação, e possuem custos elevados para os usuários.

O PIX irá facilitar nossas transações, pois funcionará em qualquer horário, a transferência será mediada pelo Banco Central e não terá custos para as pessoas físicas e microempreendedores individuais.

Hoje se eu, como cidadão, quiser fazer uma transferência bancária para outra pessoa ou para alguma empresa, tenho custos que variam de banco para banco, mas são significativos em nossos orçamentos. Portanto, o PIX, que precisa ser verificado com cada banco, é uma oportunidade de uso de tecnologias para transações financeiras sem custos para os cidadãos.

Cíntia Agostini, economista e presidente do Codevat

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui