Uma pessoa tem valor pela grandeza de seu coração

"Uma pessoa tem valor pela grandeza do seu coração, pelos sentimentos que guarda e pelas ações com que demonstra esses sentimentos."


0
Foto: Reprodução

Pés, para que os quero, se tenho asas para voar?
(Frida Kahlo)

“Frida Kahlo para inconformistas”. Nesse livro, Allan Percy desenvolve reflexões diversas sobre a existência humana a partir de frases da pintora mexicana Frida Kahlo. Ela teve uma vida breve e marcada por muita dor. Viveu de 1907 a 1954. Aos 15 anos, superou uma das mais difíceis doenças de sua época, a poliomielite. Aos 18, sofreu um acidente que a deixou acamada por um longo período e com sequelas que resultaram em dificuldades para se locomover.


ouça o quadro “páginas cotidianas”

 


Do livro, destaco uma frase da página 43, que assim diz: “Muitas vezes, tenho mais simpatia pelos pedreiros, sapateiros, do que por esses estúpidos que se consideram gente culta”. A pergunta então seria: o que caracteriza um grande homem? Sábado passado estive em Bom Retiro do Sul, no velório do Seu José Maria Varreira, conhecido na comunidade como Seu Zequinha. Eu não tinha muita informação sobre a vida dele, até ouvir a fala do pastor. Zequinha era aposentado, trabalhou em fábrica de calçados.

Adoecido, estava acamado nos últimos anos, mas, ninguém na cidade esquecera do seu jeito bondoso de ser. Durante a sua fala, o pastor repetiu vários traços da personalidade de Seu Zequinha, atitudes que tinha e que deixaram marcas na memória dos moradores de Bom Retiro. Nos dias de chuva, por exemplo, na hora do culto, pegava seu guarda-chuva e buscava as pessoas no carro para que não se molhassem. Um gesto que diz muito sobre a forma como Seu Zequinha percebia a vida e a gentileza que tinha no seu coração, cuidando para que os outros não se molhassem, mesmo que, para isso, precisasse caminhar na chuva, já que segurava o guarda-chuva sobre a outra pessoa.

Achei tão belo ser lembrado dessa forma. Nesse sentido, retomo a ideia de Frida Kahlo quando dizia que uma pessoa tem valor pela grandeza do seu coração, pelos sentimentos que guarda e pelas ações com que demonstra esses sentimentos.

Dirce Becker Delwing, psicóloga e psicanalista clínica

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui