Enquanto o estendimento da campanha de vacinação contra a gripe para todo o país aconteceu nesta segunda-feira (5), no Rio Grande do Sul a ampliação para população em geral ocorreu no dia 29 de maio. Nesta primeira semana de imunização para todos, 7.155 pessoas receberam doses nos 37 municípios de abrangência da 16ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS).
O coordenador Ramon Tiago Zuchetti estima que ainda haja em torno de 8 mil doses espalhadas pelos diversos municípios da região. Ele recomenda que as pessoas interessadas em se proteger, procurem o quanto antes os postos de saúde.
ouça a reportagem
A meta este ano era vacinar 90% dos grupos prioritários, composto por crianças de seis meses a menores de cinco anos, pessoas com 60 anos ou mais, trabalhadores de saúde, povos indígenas, gestantes, puérperas (mulheres que tiveram filhos há menos de 45 dias), população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional, pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis ou com outras condições clínicas especiais e professores das redes pública e privada de ensino.
No entanto, a 16ª CRS ficou abaixo da meta, imunizando 80% destes grupos. Destaque para Ilópolis que atingiu 100% de vacinação e teve o melhor índice. Por outro lado, Imigrante ficou bastante abaixo da meta, com 53% prevenção. Lajeado obteve a marca de 79%. NH