União Europeia proíbe uso de tatuagens coloridas

Objetivo da mudança é proteger os cidadãos do bloco de problemas de saúde


0
Foto: Pexels / Ilustrativa

A União Europeia (UE) passou a proibir o uso de tintas coloridas em tatuagens. Cerca de 4 mil substâncias não podem mais ser utilizadas na produção dos desenhos, segundo informações do portal The Independent.

A nova regra também incluiu limites máximos de concentração para certas substâncias químicas, como ácidos azóicos, metais, álcool isopropanol e metanol. Todos os produtos que apresentarem os elementos controlados em quantidades maiores do que as indicadas terão as vendas proibidas pelo Registro, Avaliação, Autorização e Restrição de Produtos Químicos (Reach) da UE.

Para o bloco, o principal objetivo da mudança é proteger os cidadãos de problemas de saúde. O Reach informa que alguns dos produtos químicos da lista podem causar câncer e mutações genéticas.

Os tatuadores da região dizem que a demora dos fornecedores em desenvolverem novos produtos está atrapalhando o trabalho. Eles também se preocupam que as novas regras impactem negativamente nos negócios, em relação aos fornecedores de fora da União Europeia.

Os produtores de tintas têm até o dia 4 de janeiro de 2023 para criarem as mesmas cores com os elementos químicos aprovados pelo Reach O Reino Unido pode ser o próximo a proibir as tatuagens coloridas. Os órgãos reguladores do país estão estudando o assunto para tomar uma decisão.

Fonte: Revista Oeste

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui