As frequentes interrupções no abastecimento de água do Bairro Conventos, em Lajeado, devem ser resolvidas em breve. Começou na manhã desta quarta-feira (17) a instalação da nova tubulação das redes de água e esgoto, mediante parceria entre a prefeitura, o Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer) e a Construtora Richter. O trabalho é realizado na Rua Theobaldo Breitenbach, a ERS-421. A previsão é que seja finalizado na sexta-feira (19), com o recapeamento asfáltico.

Interessada em entregar um loteamento em fase de conclusão, a Richter procurou a prefeitura de Lajeado, que disse não ter condições de suprir o consumo diário de 125 mil litros de água, previsto na obra. Segundo o coordenador do Setor de Manutenção e Fornecimento de Água, e vereador pelo PP, Fabiano Bergmann, “a loteadora entendeu que a administração não teria como assumir o abastecimento, que hoje já está sobrecarregado”, explica.

_______________________________________________________________________________________

OUÇA A REPORTAGEM

_______________________________________________________________________________________

Como a rede da Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) não atinge o bairro, a distribuição é feita pela prefeitura. A empresa perfurou o poço artesiano nos loteamentos Portal dos Conventos, Germânia e Ibiza, beneficiando ainda as ruas Olga Thomé e José Frantz. Segundo Bergmann, “o proprietário do loteamento permitiu à administração escolher as áreas que mais careciam de abastecimento”, revela. Com isso, o bloco será atendido e vai ser aumentada a capacidade de distribuição da água.

Além da perfuração, a empresa fez a compra de 20 canos armados, de 40 metros de base com rolo e ainda disponibilizou uma máquina escavadeira, uma retroescavadeira e dois caminhões caçamba. A prefeitura colaborou com a destinação de pessoal e o Daer com a aprovação e liberação da obra. O recapeamento asfáltico será custeado e realizado pela administração.

A obra

Para ampliar a rede de abastecimento, “é feita a travessia de tubulação de esgoto, passando de 60 milímetros para 1 metro. Os canos estão sendo direcionados para o outro lado da via”, descreve o coordenador.

O trânsito foi mantido em meia pista e o abastecimento de água foi suspenso para a realização da melhoria, que se estendeu das 8h às 20h30. AI/NR

Canos foram adquiridos pela loteadora, que também dispensou maquinário à obra.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui