Unidade móvel de saúde leva campanha contra a febre amarela a ter vacinação no interior de Estrela

As ações iniciaram nesta sexta-feira (3). Datas ao longo do mês de setembro estão sendo dedicadas à vacinação contra a doença viral que também pode ser letal


0
Foto: Júlio César Lenhard

Mesmo em meio a campanha contra a covid-19, as outras doenças não devem ser deixadas de lado. É o caso da febre amarela, doença viral aguda, imunoprevenível, transmitida ao homem e a primatas não humanos (macacos), por meio da picada de mosquitos infectados, que viu o número de infectados crescer muito no Brasil nos últimos anos, como também no Rio Grande do Sul este ano, onde em abril chegou-se a declarar Estado de Emergência.

Por esta razão, setembro será dedicado à campanha de conscientização e vacinação. “Durante setembro, a unidade móvel da Secretaria da Saúde vai estar nas comunidades do interior para vacinar esse público, que é o maior alvo da doença”, informa o técnico em enfermagem da Secretaria de Saúde de Estrela, Amarildo Boeira.


ouça a reportagem

 


Pessoas de 9 meses a 60 anos de idade que não contam com o registro da vacina em sua carteira de vacinação poderão realizá-las. Quem tem mais de 60 deve realizar uma avaliação médica.

A Unidade Móvel da Saúde iniciou a sua trajetória pelo interior na manhã desta sexta-feira (3) no Distrito de Costão. A moradora da localidade Lúcia Nogueira, entende que é importante a inclusão da vacina contra a febre amarela na unidade móvel. “Fica muito mais fácil, o atendimento dos enfermeiros é bom, e não podemos deixar de fazer”, afirma.

Na parte da tarde da sexta-feira (3), a equipe de saúde seguiu para a Linha São José. Durante o mês de setembro, a campanha segue nas demais localidades. No dia 6 na Linha Lenz e no dia 8 na Linha Wolf. A unidade percorrerá ainda as comunidades de Novo Paraíso no dia 13, Delfina no dia 14, Arroio do Ouro na manhã do dia 15 e São Jacó na parte da tarde do mesmo dia.

A campanha ainda segue no dia 22, com atendimento na Linha Wink e no dia 23 com a ação ocorrendo na Linha Geralda. “Pessoas que estão com outras vacinas em atraso, com exceção da covid, também poderão buscar a unidade móvel para deixar sua carteira em dia, e também a vacina pode ser feita sempre na Unidade Básica de Saúde Central, no Bairro Oriental”, lembra a técnica em enfermagem da Secretaria de Saúde de Estrela, Liliane Steffens.

A vacinação na UBS Central funciona diariamente das 13h às 19h. Quem fez ou fará a vacinação da covid deve respeitar um intervalo de 15 dias.

Texto: Júlio César Lenhard

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui