Unimed VTRP faz evento interativo e online sobre amamentação

Amamentar Talk ocorre até as 21h30 desta quarta-feira (5).


0
Por volta das 19h30 cerca de 70 pessoas assistiam ao evento (Foto: Natalia Ribeiro)

Esclarecer dúvidas e estimular a ministração do leite materno como único alimento até os seis primeiros meses de vida do bebê. Estes são alguns dos objetivos do Amamentar Talk, evento virtual realizado entre a tarde e a noite desta quarta-feira (5) pela Unimed Vales do Taquari e Rio Pardo (VTRP). São oito painéis com temas e profissionais diversos.

A atividade é alusiva à Semana Mundial de Aleitamento Materno, que, em 2020, tem como temática central “Estimular a amamentação para um planeta mais saudável”. Para o pediatra João Paulo Weiand “a amamentação pode ser vista como uma forma de ajudar o meio ambiente”. O médico é assessor da área de Promoção à Saúde da Unimed VTRP e atua na pediatra há 26 anos.

Os painelistas estão no espaço Vaibee da Unimed, no Bairro São Cristóvão, em Lajeado. Com distanciamento e regras sanitárias, eles falam ao público online, que pode interagir com perguntas e colocações. Antes da atividade o médico colocava que se trataria de uma “experiência nova de transmissão via internet. Esperamos atingir uma população bem maior”. Esta é a segunda edição do Amamentar Talk, que, por conta da pandemia do novo coronavírus, migrou para o espaço virtual.

A cada 15 minutos, em média, novos assuntos são abordados. Weiand coloca que “o início da amamentação e as dificuldades que os casais podem ter no início, até ela se concretizar”. Há mais novidades além do ambiente do evento e da plateia que o acompanha de casa. “Pela primeira vez vamos falar sobre os aspectos legais da volta da mãe ao trabalho e como manter a amamentação, com a presença de juíza”, diz ele.

Podem participar pessoas com ou sem ligação com a Unimed VTRP. O objetivo é que sejam pessoas aguardando filhos ou que planejam tê-los em breve. A transmissão pode ser acessada na página da Unimed VTRP no Youtube.

Programação completa

18:00 – A cultura da amamentação

18:30 – Aleitamento materno: dificuldades e desafios

19:00 – Prematuridade e amamentação

19:30 – Amamentação no trabalho: o que você precisa saber

20:00 – Amamentação e vacinas em tempos de pandemia

20:30 – Aleitamento e introdução alimentar

21:00 – O papel do homem na amamentação

21:30 – O preparo da mãe na volta ao trabalho

Texto: Natalia Ribeiro
jornalismo@independente.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui