Unimed VTRP inaugura espaço focado no tratamento especializado ao autismo

Com a metodologia de Análise do Comportamento Aplicado, a intenção é desenvolver a fala, a leitura, a escrita e o autocuidado


1
Viviane Molinaro Reis, analista de atenção à saúde da Unimed

A Unimed Vales do Taquari e Rio Pardo (Unimed VTRP) inaugurou nesta quarta-feira (14) o Espaço Imaginamente. O espaço fica na sede da cooperativa, em Lajeado, e tem como missão acolher famílias para realização de tratamento especializado do autismo.

“Há muito tempo nós temos identificado a necessidade de acolher essas famílias de forma diferenciada, propiciando tratamento diferenciado”, explica Viviane Molinaro Reis, analista de atenção à saúde da Unimed. “Hoje estão atendidas no espaço 62 crianças, 62 famílias com essa demanda”, conta.


ouça a entrevista

 


 

O local foi projetado para atender demandas especiais de pessoas com transtornos de desenvolvimento/autismo. O ambiente conta com brinquedoteca, livraria, sala de interação social, sala de reuniões e treino de atividades de vida diária.

O trabalho é realizado por uma equipe interdisciplinar, composta por médica neuropediatra, psicólogos, terapeutas ocupacionais, fonoaudióloga, nutricionista e demais profissionais apoiadores desses tratamentos.

Com a metodologia de Análise do Comportamento Aplicado, a intenção é desenvolver a fala, a leitura, a escrita e o autocuidado, para que os autistas se tornarem indivíduos independentes e habilitados ao convívio social e ao mercado de trabalho.

1 comentário

  1. Parabéns pela iniciativa…esse diferencial vai trazer muito acolhemimento ao Autista, bem como seus familiares. Temos que ter esse olhar de carinho e respeito aos autistas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui