Univates disponibilizará ultrafreezer para armazenar vacinas contra Covid-19

Equipamento tem estimativa de armazenar mais de 200 mil doses.


0
Equipamento que será disponibilizado ao Governo do Estado do Rio Grande do Sul (Foto: Lucas George Wendt / Divulgação)

A Univates irá colocar à disposição do Governo do Estado do Rio Grande do Sul um ultrafreezer para o armazenamento das vacinas contra a Covid- 19. A iniciativa é uma ação da reitoria da Instituição, em parceria com o Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas (Comung) e da Secretária de Inovação, Ciência e Tecnologia (SICT).

A Universidade conta com os equipamentos para realizar pesquisas no Programa de Pós-Graduação – Mestrado e Doutorado em Biotecnologia (PPGBiotec) e no Parque Científico e Tecnológico do Vale do Taquari (Tecnovates). Com capacidade de 585 litros, a estimativa é de que o ultrafreezer comporte 200 mil doses da vacina em uma temperatura inferior à -70ºC, definida para a conservação das doses e certificada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Diretora de Inovação e Sustentabilidade da Univates, professora Simone Stül (Foto: Nicole Morás / Divulgação)

De acordo com a diretora de Inovação e Sustentabilidade da Univates, professora Simone Stülp, a expertise de uma Universidade é fundamental para o controle e combate à pandemia do coronavírus.

“As Universidades estão tendo um papel fundamental neste momento de pandemia. Seja no estudo da doença, desenvolvendo vacinas ou ainda em processos de desinfecção, além da disponibilização de infraestrutura para apoio às estruturas de saúde. A Univates tem atuado de forma muito próxima das demandas que estão surgindo neste momento, demonstrando a importância do conhecimento e do desenvolvimento da ciência”, salienta. AI/RC

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui