Univates é a segunda colocada no ranking UI Green Metric entre as universidades gaúchas

A instituição ocupa a 14ª colocação no Brasil e 40ª na América Latina.


1
Foto: Divulgação

Desde 2010, a Universidade da Indonésia realiza o ranking Green Metric, que tem como objetivo apresentar a situação atual e as políticas relacionadas ao conceito de Green Campus (Campus Verde) e à sustentabilidade nas universidades de todo o mundo. Com isso, busca reconhecer o esforço das universidades para reduzir sua pegada de carbono e, assim, combater a mudança climática global.

Participando do Green Metric pela primeira vez em 2020, a Universidade do Vale Taquari – Univates estreou com um ótimo resultado: a Instituição é a segunda colocada no Rio Grande do Sul, atrás apenas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs). No Brasil, a Univates ocupa a 14ª colocação entre as 38 instituições participantes e, na América Latina, a 40ª posição entre as 113 universidades avaliadas. No ranking mundial, a Univates ficou em 322º lugar entre 912 instituições de 85 países.

O resultado valida as iniciativas da Universidade em relação às questões de sustentabilidade e responsabilidade social. Conforme a coordenadora do Comitê de Responsabilidade Social da Univates, professora Júlia Elisabete Barden, a Instituição acredita que a universidade efetivamente contribui para a transformação da sociedade quando serve de exemplo.

Foto: Lucas George Wendt

De acordo com o coordenador de gestão ambiental da Univates, Gustavo Schäfer, a iniciativa da Instituição em participar do ranking surgiu como forma de avaliar todas as ações desenvolvidas pela Instituição em relação às questões envolvendo a sustentabilidade no campus. Ele explica que a participação no ranking é gratuita e sem fins lucrativos, tendo como principais objetivos contribuir para os debates acadêmicos sobre sustentabilidade na educação, tornar os campi universitários mais verdes, promover uma mudança social liderada pela universidade em relação aos objetivos de sustentabilidade e ser uma ferramenta de autoavaliação da sustentabilidade nas Instituições de Ensino Superior (IES) em todo o mundo.

Conforme Gustavo, “o resultado demonstra os esforços da Univates em melhorar suas práticas de sustentabilidade e nos motiva a continuar trabalhando para diminuir os impactos ambientais gerados pelas nossas atividades, contribuindo para minimizar as emissões de gases de efeito estufa e diminuir o aquecimento global”.
Ele foi o responsável pela submissão da Univates ao UI Green Metric Ranking. Para que isso fosse possível, contou com o auxílio de funcionários dos setores de Engenharia, Gestão Ambiental, Planejamento, Comitê de Responsabilidade Social e das áreas de Graduação, Pesquisa, Extensão e Pós-Graduação.

O ranking

A metodologia do Green Metric é baseada em uma filosofia ampla que abrange os três Es: Meio Ambiente, Economia e Equidade Social, em inglês: Environment, Economics and Equity. Para participar, as universidades respondem a um questionário entre os meses de maio e outubro.

No ranking são avaliados seis indicadores: Ambiente e Infraestrutura; Energia e Mudanças Climáticas; Resíduos; Água; Transporte; e Educação e Pesquisa. O melhor resultado da Univates foi no em relação à categoria de Energia e Mudanças Climáticas, que é o indicador com maior peso na avaliação feita pela Universidade da Indonésia. Nesta categoria são avaliadas questões como uso de eletrodomésticos com eficiência energética, política de uso de energia renovável, uso total de eletricidade, programa de conservação de energia, edifícios inteligentes, programa de adaptação e mitigação às mudanças climáticas, política de redução de emissões de gases de efeito estufa. Conforme os organizadores do Green Metric, com este indicador, espera-se que as universidades aumentem o esforço de eficiência energética de seus edifícios e se preocupem mais com a natureza e os recursos energéticos. AI/MF

Resultados da Univates

2º RS
14º Brasil
40º américa latina
322 mundial

1 comentário

  1. To passando aqui de novo, pois já tinha salvo nos meus
    favoritos para ler depois com calma outras postagens.
    Quero te dar uma Sugestão… Como Anda as suas
    Divulgações? Já Pensou em Dar uma Turbinada no Número
    de Visitantes Reais por Aqui? E Quem Sabe Conseguir
    Novos Clientes? Se eu puder te ajudar de alguma forma
    gratuitamente, entra em contato comigo pelo email.

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui