Univates firma convênio com Prefeitura de Cachoeira do Sul para testes de Covid-19

Testes serão destinados às pessoas que forem atendidas no Centro de Triagem da UPA.


0
Foto: Reuters/Agencja Gazeta / Lukasz Cynalews

Na última quinta-feira (30) a Univates e a Prefeitura de Cachoeira do Sul firmaram contrato para compra de 600 testes com o objetivo de detectar a Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus, em casos suspeitos no município da região do Vale do Jacuí.

Os testes serão destinados às pessoas que forem atendidas no Centro de Triagem da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24h de Cachoeira do Sul e encaminhadas para isolamento domiciliar. A coleta vai acontecer no município, e os testes com a técnica RT-PCR (reação em cadeia de polimerase em tempo real) serão executados no Laboratório Univates de Análises Clínicas (LAC). A Prefeitura de Cachoeira do Sul está investindo R$ 144 mil na compra dos testes.

O material também foi adquirido com aporte financeiro da Câmara de Vereadores do município. A previsão é de que sejam enviados 150 testes por mês, durante quatro meses. A Univates foi escolhida entre outros laboratórios consultados pela administração em razão do tempo de entrega dos resultados, que é de aproximadamente 24 horas. Os resultados servirão para orientar a Prefeitura nas medidas de contenção do vírus no município e são essenciais para o estabelecimento das estratégias municipais de enfrentamento da doença.

Atualmente apenas profissionais de saúde com suspeita de Covid-19 e pacientes com sintomas graves são testados no Hospital de Caridade e Beneficência de Cachoeira do sul, sendo o material coletado enviado ao Laboratório Central (Lacen) do Estado, em Porto Alegre. O prazo de retorno dos resultados dos exames enviados para o Lacen pode chegar a 14 dias. AI/NR

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui