Univates projeta retorno presencial das aulas no próximo semestre

Em agosto, aulas acontecem em formato híbrido; após, a instituição fará nova avaliação


0
Foto: Lucas George Wendt / Divulgação

A Univates, considerando as experiências exitosas tanto no ensino remoto quanto no retorno presencial total ou parcial de determinadas turmas em maio, se prepara para retomar em 2021B, novamente de forma parcial, às aulas presenciais dos cursos de graduação e técnicos no campus.

O ensino remoto integral adotado emergencialmente pela Instituição em março de 2020 perdura há cerca de 16 meses. A expectativa é que, a partir de setembro, após avaliações realizadas ao longo de agosto, todas as aulas da Univates retornem à presencialidade no campus. A partir de 2 de agosto, quando retorna o transporte aos professores que vêm de regiões como, por exemplo, Porto Alegre, a Univates orienta que todos os professores ministrem suas aulas nas dependências da Universidade, exceto aqueles docentes que pertencem a algum grupo de risco.

A projeção é que até o final do mês de agosto as aulas sejam ministradas no campus da Univates, síncronas para os alunos que não tiverem como se deslocar à Instituição e presenciais para aqueles que optarem por vir para o campus. A Universidade tem prezado por todas as medidas de prevenção à transmissão do coronavírus, o que torna os espaços do campus locais seguros para a realização das aulas. Nesse sentido, os estudantes têm a segurança de transitar em um espaço preparado para recebê-los com todo o cuidado necessário.

Os Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs), disciplinas em regimes especiais e bancas de defesa de TCCs continuam flexibilizados, de forma que o professor e os estudantes possam combinar a modalidade que preferirem: realização pelo Google Meet ou presencialmente. Projetos como o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) e a Residência Pedagógica seguem as mesmas orientações das disciplinas presenciais.

A Reitoria da Univates avalia que este será um momento importante de retorno às atividades acadêmicas, que ainda precisam ser realizadas de modo adaptado ao contexto. “Acreditamos que as experiências dos semestres anteriores e a capacidade de adaptação da comunidade acadêmica serão essenciais para que voltemos todos ao campus com sentimento de segurança e acolhimento para o exercício da atividade docente”, informa a nota divulgada pela Reitoria à comunidade acadêmica.

Estrutura da instituição está preparada

Para facilitar a transmissão on-line das aulas, há suportes para notebook em todos os espaços (salas de aula, auditórios e laboratórios). Além disso, a Instituição está colocando à disposição notebooks e chromebooks e adquiriu webcams, câmeras e microfones. As equipes do Núcleo de Apoio Pedagógico (NAP), dos Laboratórios de Ensino e da Secretaria de Apoio Acadêmico estão à disposição para auxiliar os professores e os estudantes que necessitarem.

Confira as principais orientações para a permanência no campus

Além dos cuidados individuais, a Univates prepara os locais para que as atividades presenciais acontecem em espaços que garantam a distância de, pelo menos, 1,5 m entre as pessoas, conforme protocolos de prevenção e combate à Covid-19 e orientações do Centro de Operações de Emergência em Saúde (COE) da Univates. Ficam vedadas atividades coletivas que envolvam contato físico.

Nos protocolos atuais a verificação da temperatura não é obrigatória, porém é recomendada e pode ser efetuada nas recepções dos Prédios 1, 8, 11, 16, 17, 18 e 22. A Univates disponibiliza álcool em gel em todos os corredores e espaços de uso comum para higienização das mãos. Locais de trânsito e de uso coletivo são higienizados com frequência pela equipe responsável. AI/VM

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui