Univates recicla 75% de seus resíduos sólidos por meio do Ecovates, serviço de gestão inteligente

Empresas da região podem contratar os serviços.


0
Foto: Lucas-George-Wendt

A Universidade do Vale do Taquari – Univates lançou este ano o Ecovates, serviço para gestão inteligente de resíduos. Em média, todos os dias, o Ecovates gerencia aproximadamente 600 kg de resíduos produzidos pelas atividades no campus. “A correta separação dos resíduos é fundamental para que uma maior quantidade deles possa ser destinada corretamente”, explica o coordenador do Ecovates, engenheiro ambiental Gustavo Antonio Schäfer.

Os resíduos podem ser destinados de diferentes maneiras: para reciclagem, compostagem, descontaminação, coprocessamento, tratamento ou incineração, dependendo de suas características. Essas destinações também podem ser realizadas por empresas do Vale do Taquari que contratarem o serviço de gerenciamento de resíduos do Ecovates.

Gustavo diz que, em 2019, a Univates destinou cerca de 75% dos seus resíduos sólidos para reciclagem e quase 60% dos efluentes para compostagem. “Os resíduos gerados pelas nossas atividades são recolhidos, triados e armazenados no Ecovates até a sua destinação final para empresas devidamente licenciadas”, esclarece o coordenador. A assessoria da equipe especializada da Univates é um serviço ofertado às empresas que queiram gerir estrategicamente a sua produção de resíduos. AI/JC

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui