A 1ª Conferência Municipal de Saúde das Mulheres ocorre ao longo desta quinta-feira (4), no auditório do Prédio 7 da Univates, em Lajeado. O evento conta com palestras e mesas de conversa para debater assuntos sobre a saúde da mulher e seu contexto na sociedade, baseadas no tema “Saúde das mulheres: desafios para a integralidade com equidade”.

O evento é promovido pela Prefeitura de Lajeado, por meio da Secretaria da Saúde (Sesa) e do Conselho Municipal de Saúde (CMS). Conforme o coordenador da conferência Marçal Camargo, esta é uma deliberação do conselho Nacional de Saúde e visa engajar as mulheres e os movimentos sociais em temas como cultura, política, igualdade de gênero, discriminação, violência e preconceitos.

O coordenador da conferência Marçal Camargo convida a população para participar do evento. (Foto: Nícolas Horn)

“Equidade é tratar os desiguais de forma desiguais. É entendido no âmbito nacional que há uma discriminação para as mulheres, que sofrem preconceito, machismo e diferença no mercado de trabalho. E também existe a questão da saúde, que envolve todos estes aspectos”, relata Camargo.

O evento abre espaço para o debate der propostas de melhoria no atendimento de saúde das mulheres no município, assim como discutir ideias, valores e práticas para o crescimento da mulher, contribuindo para o desenvolvimento de políticas públicas na área da saúde e no atendimento integral no Sistema Único de Saúde (SUS).

Ao fim da conferência, serão escolhidas quatro pessoas para representar o município de Lajeado na Conferência Estadual de Saúde das Mulheres, que ocorre de 9 a 11 de junho em Porto Alegre. Os representantes da Conferência Municipal de Saúde das Mulheres de Lajeado defenderão as propostas do município no debate em nível estadual.

Confira a programação da 1ª Conferência Municipal de Saúde das Mulheres:

– 8h30 – Abertura – Leitura e aprovação do Regimento Interno da Conferência

– 9h – Mesa “Saúde das Mulheres: Desafios para a Integralidade com Equidade”

Nilse Gemelli Lavall – Coordenadora da Atenção Básica

Marcia Bernini – Delegada de Polícia

– 9h45 – Atividade física – Lian Gong

– 10h – Intervalo

– 10h15 – “Saúde das Mulheres: Desafios para a Integralidade com Equidade” – Jussara Cony, da Comissão Organizadora da 1ª Conferência Estadual de Saúde das Mulheres

– 11h15 – Debate

– 11h30 – Último prazo para entregar ficha de inscrição de delegado(a)

Intervalo para almoço

– 13h – Trabalho de Grupo – Salas do Prédio 3

– 14h30 – Intervalo – Coffee break no prédio 7

– 14h45 – Plenária – Auditório do prédio 7

– 17h – Escolha dos(as) delegados(as)

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui