Com alta procura, pacientes aguardam até quatro dias em observação na UPA de Lajeado

O ideal é que as pessoas que procuram o serviço recebam um encaminhamento em 24 horas. Nesta segunda-feira, unidade tinha 22 pacientes em observação, com 13 casos suspeitos ou confirmados de Covid.


0
Foto: Arquivo / Grupo Independente

Os serviços públicos de saúde estão sobrecarregados em função da pandemia de coronavírus. Na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Lajeado, na tarde desta segunda-feira (8), por volta das 15h30, havia 22 pacientes em observação. Eram 13 suspeitos ou confirmados com Covid, que precisam de internação, entre eles. O ideal é que as pessoas que procuram o serviço recebam um encaminhamento em 24 horas. Porém, nos últimos dias, há registro de espera por quatro dias. As informações foram repassadas pela coordenadora da unidade, Úrsula Jacobs.


ouça a entrevista

 


Desde a última quinta-feira (4) a espera tem sido maior, relata Úrsula. Um paciente infectado pelo novo coronavírus, que chegou à unidade em estado grave e precisou de respirador, acabou falecendo após cerca de 36h aguardando por um leito de UTI. O paciente às 10h20 da quinta.

De acordo com a coordenadora, o volume maior de atendimentos passou a ser observado a partir de 28 de fevereiro. Úrsula ressalta que, no caso dos pacientes suspeitos ou confirmados com a Covid-19, as equipes de saúde ainda têm conseguido fazer os encaminhamentos de forma mais rápida. Os casos clínicos aguardam por mais tempo.

Com a pandemia, a estrutura da UPA, localizada no Bairro Moinhos D´Àgua, foi adaptada. A parte de trás, onde ficam sala de observação adulta, a sala de observação pediátrica e duas salas de permanecia 24 horas foram reorganizadas e, hoje, estão ocupadas para pacientes com coronavírus ou casos suspeitos. Os demais atendimentos ocorrem na parte da frente da unidade de saúde.

A UPA de Lajeado tem dois respiradores disponíveis. Um deles é usado exclusivamente para casos de Covid. O equipamento tem sido utilizado diariamente pelos profissionais médicos.

60% dos atendimentos não urgentes

A coordenação da UPA de Lajeado pede que as pessoas só busquem o serviço em casos de urgência e emergência, para evitar aglomerações no espaço e liberar os profissionais para que possam atuar em situações mais graves.

Nesta segunda-feira, dos 150 atendimentos programados, a gestora, Úrsula Jacobs, diz que 60% eram considerados de média complexidade.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui