Uso de máscaras passa a ser obrigatório em Santa Clara do Sul

Novo decreto amplia abrangência da medida de proteção contra o coronavírus.


0
Foto: Divulgação

Passou a vigorar nesta terça-feira (28), decreto municipal que obriga o uso de máscaras caseiras em Santa Clara do Sul. Conforme a normativa, que visa diminuir a disseminação da Covid-19, as pessoas devem usar o equipamento de proteção para circulação nas ruas, espaços públicos e privados, além dos modais de transporte (táxi, ônibus, transporte por aplicativo, etc).

A medida amplia a abrangência do decreto de 22 de abril, que obriga o uso de máscaras em todos os estabelecimentos que tenham atendimento ao público, tanto por parte dos funcionários como dos clientes, assim como nas repartições públicas.

A recomendação é para que as máscaras sejam prioritariamente de pano (tecido algodão), podendo ser confeccionadas manualmente conforme as orientações do Ministério de Saúde, e que cubram totalmente a boca e o nariz, estejam bem ajustadas ao rosto e não deixem espaços nas laterais. Conforme a secretária municipal de Saúde e Assistência Social, Iara Korlausch, a fiscalização sobre as regras será ampliada. “Num primeiro momento, vamos fazer um trabalho educativo e notificar as pessoas que não estiveram usado a máscara, mas se for preciso, vamos lavrar a atuação com multa. Também contaremos com o apoio da Brigada Militar nas fiscalizações”, comenta.

A prefeitura também disponibiliza canais de contato com a população, para orientações sobre as regras e denúncia de eventuais descumprimentos. Os números são: (51) 3782 2266 (Secretaria da Saúde), (51) 3782 2250 (Prefeitura) e (51) 9 9989 7311 (Setor de Fiscalização).

Santa Clara do Sul possui três casos confirmados e sete suspeitos do novo coronavírus. Nesta segunda-feira (27), um morador do município, de 61 anos, faleceu no Hospital Bruno Born de Lajeado, com suspeita da doença. O material do paciente foi coletado e enviado ao Laboratório Central do Estado (Lacen) em Porto Alegre, e o resultado do diagnóstico ainda não chegou. LF

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui