Usuários denunciam prática irregular de motoristas do Uber em Lajeado

Em áudios enviados aos clientes, condutores oferecem viagens sem registro no aplicativo. Valor cobrado pelo trajeto dobrou em alguns casos.


93
Ferramenta de transporte está em Lajeado desde o fim de abril (Foto: Natalia Ribeiro)

Um grupo de motoristas do aplicativo Uber, em Lajeado, estaria descumprindo regras da empresa e utilizando a marca para fazer viagens particulares. A denúncia parte de clientes do serviço de transporte, que, inclusive, trocaram mensagens a respeito do assunto com profissionais envolvidos no esquema. Os diálogos foram repassados com exclusividade ao Grupo Independente, que apurou o caso nesta sexta-feira (03). Há três meses que a ferramenta está em atividade no município.


OUÇA A REPORTAGEM


Foi em junho que um dos denunciantes utilizou o aplicativo em Lajeado. Desde 2015 ele se locomove com o Uber na Região Metropolitana de Porto Alegre, e nunca teve problemas. Em uma das viagens, a condutora do veículo, acionada via app, entregou seu cartão de visita, dizendo que poderia ser encontrada através do WhatsApp. “Como a pessoa pareceu ser honesta e disse que iria fazer a simulação da corrida no aplicativo, eu acreditei”, diz ele, que prefere não ser identificado.

Ele continuou solicitando o transporte pelo app. Numa manhã de junho, fez cinco chamadas na plataforma, mas não obteve sucesso. Uma mensagem avisava sobre erro no aplicativo. Lembrou, então, do contato que recebeu e chamou o motorista no aplicativo de mensagens, sendo atendido. Porém, nas próximas vezes, a viagem foi negada.Essa pessoa me disse que não poderia fazer a corrida porque teria de cobrar um valor por fora, pois não estava atendendo naquele horário”, conta.

Intrigado, o homem questionou a conduta do profissional. As conversas revelam um sistema instalado com a participação de alguns motoristas. “Eu posso indicar um colega meu para te atender depois”, dizia o motorista em um áudio pelo WhatsApp. Ele questionou se o valor cobrado seria semelhante à taxa do Uber, tendo a seguinte resposta: O problema é que de noite ninguém quer fazer. Eu coloquei no grupo e pelo valor do aplicativo ninguém faz, ninguém trabalha à noite, infelizmente. Desculpa, tá, mas por enquanto está funcionando assim aqui em Lajeado”.

Com a fala, o contratante entendeu que há um grupo formado no WhatsApp em que os chamados particulares são direcionados aos motoristas que estiverem disponíveis no momento. Outra pessoa, que estava no grupo, comentou o caso. A resposta foi enviada ao denunciante. Mas pelo valor do aplicativo eu não vou. Não sei se alguém quer ir”, comentou o segundo motorista envolvido.

De acordo com o profissional, durante a noite os motoristas do Uber em Lajeado atendem somente de forma particular. Outro delator, que também não quer divulgar seu nome, e que participou das conversas, relata sua impressão. Se o motorista não faz o trajeto através do app, vai ter o valor total do serviço para si, sendo que o aplicativo cobra uma taxa. É uma forma clandestina de atuar”.

Quando o serviço foi contratado pelo WhatsApp, o valor para a viagem foi cobrado em dobro, se comparado com a simulação no aplicativo Uber. Além disso, o uso não fica registrado na plataforma, o que é uma das bandeiras defendidas pela empresa em prol da segurança do passageiro e do motorista.

Prefeitura comenta

Desde que o Uber começou a circular em Lajeado, o Departamento de Trânsito trabalha na formatação de um projeto para regulamentar o serviço, levando em conta a atuação dos taxistas, que estão cadastrados na Prefeitura, e o interesse dos usuários, de contar com o app. A previsão é que a matéria seja encaminhada em breve para a Câmara de Vereadores.

Fiscalizações têm ocorrido com frequência, de acordo com o coordenador do setor, Carlos Kayser, visto que o aplicativo ainda circula de forma irregular no município. “Temos um pouco de dificuldade, muitas vezes, porque o próprio contribuinte concorda durante a abordagem, ele menciona que é uma carona, e isso dificulta”.

Quanto às irregularidades dentro da ferramenta, Kayser diz que ‘já vinha alertando que isso, sim, poderia vir a acontecer, tendo em vista a diferenciação entre o valor cobrado pelo aplicativo e o táxi, que é muito grande. relatos de várias pessoas que tentaram trabalhar no sistema Uber, mas que perceberam que não se sustenta”. O coordenador lembra que denúncias podem ser feitas pelo telefone 3982-1072.

Uber se posiciona

Em conversa com a reportagem, a assessoria de imprensa do aplicativo informou que, caso sejam confirmadas, as irregularidades podem acarretar no banimento do motorista. Confira a nota encaminhada ao Grupo Independente:

“Todas as viagens da Uber necessariamente só podem ser realizadas por meio do aplicativo, pelo qual o usuário solicita um carro ao toque de um botão e recebe, via app, informações do motorista parceiro que vai buscá-lo, como nome, foto, além de modelo, cor e placa do veículo. Dessa forma, qualquer viagem feita fora desses padrões não é uma viagem de Uber e, portanto, não dispõe das diversas ferramentas de tecnologia e processos de segurança oferecidas pela plataforma, nem é coberta pelo seguro app que cobre acidentes pessoais durante viagens na plataforma.

Vale lembrar também que todos os motoristas parceiros da Uber passam por uma verificação de segurança antes de ter acesso à plataforma, que inclui a verificação de antecedentes criminais e a checagem em bases de dados públicos de todo o Brasil. É importante frisar que nosso entendimento de segurança vai além desta verificação inicial, com diversas camadas de tecnologia em todas as etapas da viagem. Como exemplo, ao longo do trajeto, é possível compartilhar, em tempo real com qualquer pessoa, o caminho sendo feito e o horário de chegada.

A oferta de viagens fora da plataforma configura uma violação aos Termos e Condições de adesão dos motoristas ao aplicativo e, quando tais situações são comprovadas, levam ao descadastramento dos envolvidos.”

** As vozes dos denunciantes e dos motoristas foram alteradas em programa de edição, a fim de preservar a identidade das fontes. NR

93 Comentários

  1. Lembram os comentários sobre os taxista? São pilantras,corrida caras,ladrões,é por aí vai….Não sou taxista,mas digo que roda ao preço do uber é impossivel ganhar,manutenção,depreciação do veículo,25% do App é o alto risco de assalto,mas esses motoristas tomando essa conduta,sou contra. Pq vcs não pede taxi por um App que chama taxi,preço justo pra tds,assim tds ficam felizes.

    • Isso aí, chamem um táxi então, deixa o povo trabalhar, pq a própria empresa diz q não tem vínculo empregatício com o motorista, são autônomos, podem fazer suas corridas por fora, pq são eles q pagam as despesas do veículo, só não acho correto aproveitar os clientes da plataforma, porém, tem muitos passageiros q se sentem bem com o motorista e prefere chamá-lo particular. Isso é um caso, q não deve ser discutido em pauta. Pq é o passageiro q está querendo o atendimento do motorista, e não o motorista oferecendo seus serviços por fora. Deixa o povo trabalhar, ou preferem a anarquia mesmo?? O problema aqui não é o país, são as pessoas, e parece q os q mais reclamam, é quem não dobra uma calça pra ir pra lida!

        • É tão clandestino ou regular quanto o próprio Uber. Se pode transporte particular de pessoas, pode pra todo mundo, quer seja uma corporação gigante quer seja um motorista.

        • Negativo sempre fiz táxi executivo clandestino no caso, meu preço sempre foi melhor que o dos taxistas, sempre fiz particulares e sempre cobrei o valor justo, e digo mais Uber não é exclusividade trabalho com o carona, 99 táxi blabar Car cabfy dentre outros app, então se caso não goste do preço do taxista executivo cobrar, procure um táxi (táxi executivo ) não Uber pq o aplicativo não é o único, Uber não é nada mais que um aplicativo de carona, então seja não a clandestino aí

        • Não configura clandestinidade. O carro é do proprietário, e como bem dele ele o utiliza como quiser. Agora se eu tenho o Uber e uma base de motoristas cadastrados a chamar, por que irei chamar um em particular? Se há clandestinidade, então subentende-se que sou cúmplice ao incentivar estes motoristas no momento que estou contatando os mesmos para fazer corridas particulares.

      • Vçs usuarios desse transporte clandestino que sonega impostos e obriga os chamados(motoristas parceiros).que na verdade são motoristas escravos.merecem serem lezados muito mais do que isso.porque com suas praticas de querer economizar 5 reais em uma corrida.estão contribuindo com a permanencia desses clandestinos americanizados levar todo o nosso dinheiro e deixar seus motoristas parceiros só com os prejuizos e o pais sem arrecadar seus impostos.

      • Fácil falar isso então onde vai parar o taxista? Com taxas absurdas alvará, sindicato, Ipem , Inmetro , cursos, atestado de antecedentes criminal etc , vc colocando sua vida e da sua família nas mãos de qualquer amador , as vzs sem nenhum preparo , com carros sem condições mínimas de segurança ,a faca me o favor, vc precisa rever seus conceitos

      • aqui em foz do Iguaçu Paraná eles tem 30 dias pra se regularizarem saiu a lei …olha só o q eles vão ter q presizar pra trabalhar criminal federal estadual e municipal …ter sedi do aplicativo na cidade e uma ouvidoria para reclamações e deixar o aplicativo com o órgão do município a sim o orgao do município vai saber o valor da corrida e destino com isso eles vão ter q declarar para o município o valor bruto de todas as corridas q fazerem no mês o valor e de 2 por cento…vão ter q paga seguro de passageiro equivalente ao numero de passageiros q o caro suporto ou seja 200 RS por cabeça e mais um monte de normas ou seja não vão aguentar …ha e 2 vistorias no ano e pagar inss e o caro tem q ser emplacado na cidade e estar no nome da pesoa …somenti o permisionaro vai poder ddirigir ou trabalhar com o caro e tem q ter endereco cidade q ele vai trabalha aqui em foz tem 380 mil habitantes e a foz transe só líbero 150 vagas pro ub r e até agora ninguém tá indo atras pra cadastra ..eles só tem até dia 15 de setembro de 2018 pra trabalha ilegal…Ai as multinha são por baixo de 3000 reais quando pega eles ilegal
        aqui eles pularo…bando de morto de fome eses escravos de americano…falo isso por q o dono do aplicativo e um americano…E os escravos brasileiros tontos botão seu caro sua gasolina seu tempo manutenção do caro pra trabalha por miséria para americano ..São muito burros fazem uma corrida de 10 reais e fica com 7 e 50 pro motorista burro more buro e tem cara q enche o peito pra dizer trabalho no ubr kikiki tonto…brasileiro é burro demais mesmo….kikiki

    • Ótimo comentário…… Qual do o Uber surgiu os motoristas de táxi foram literalmente humilhados pela sociedade, pois havia um serviço barato de transporte, que sacrifica o motorista, destrói o veículo e enriquece a plataforma UBER…. Agora parece que os ° salvadores da pátria motoristas do Uber ° estão mostrando sua garras…. E isso não é um caso isolado…. Tem muitos fazendo coisa piores….

    • Eu penso da mesma maneira,sem contar que vc ainda corre o risco de andar com pessoas totalmente estranhas e sem fiscalização das prefeituras ,prefiro não correr o risco!!

  2. Isso é um verdadeiro absurdo, por isso essa merda de pais não vai pra frente, um querendo tirar vantagem as custas de quem precisa. Eu sinceramente sinto vergonha desse povo brasileiro. La fora se passa ser Um país tão bonito pelas belezas naturais mas pelas pessoas que aqui vivem faz dele um verdadeiro inferno, Mas Deus ainda vai punir essas pessoas desse tipinho.

  3. não quer pagar mais, não chama e fica empenhado, é muito fácil pro usuário egoísta ficar falando besteira, quero ver é virar motorista e escravo dessa empresa que mal da pra tirar pra comida…

  4. Si a o aplicativo cobrasse um valor justo não teria esse tipo de atitude por parte dos motoristas. A cobrança da taxa de até 40% das corridas ninguém denuncia .E queria ver esse cidadão que fez a denuncia,pegar o carro dele fazer uma corrida de 100 reais e ganhar 60 si ele gostaria, tendo que arcar com combustível, seguro,manutenção, limpeza .

  5. Deixem de muido, deixem de reclamar de tudo, deixem de ser mão de vaca, chame um táxi e pague um preço justo, se não tem condições de pagar, valorize a quem faz um preço bem abaixo do táxi.

  6. Agora as pessoas tem “pena” das empresas?
    Quer dizer que podem pagar o valor cheio da contando que a também ganhe, mas se o for inteiro para o Motorista, isso é absurdo.
    Pelo que entendi a pessoa aí queria pagar um valor menor pela corrida caso fosse feita por fora.
    No caso a indignação é apenas por não conseguir tirar vantagem da situação.
    Os motoristas em questão estão oferecendo seu serviço fora do horário de serviço. Aceita quem quer!

  7. Que absurdo, é um direito do motorista determinar o preço do seu próprio serviço, já os aplicativos que deveriam consultar o valor que cada motorista quer trabalhar, afinal classificam os motoristas como autônomos

    • Inaceitável situação. Antes de tudo, Não sou taxista. Sei que receberei todas as críticas.
      Você acha correto para qualquer modelo de negócio alguém atuar sem nenhuma regulação enquanto o outro está legalmente constituído?
      Também acredito que todo o tipo de prestação de serviço deva estar pautada no equilíbrio financeiro-economico para ter sucesso. Tarifa de táxi é definida por regra que considera variáveis; o motorista não arbitra o valor.
      A população reclama e denuncia quando se sente prejudicada mas só se interessa em pagar um preço surreal para se deslocar. Caso contrário, se for o valo ínfimo, considerará como “justo”.
      Moro num bairro muito movimentado, com shoppings e galerias, e vejo inúmeros motoristas de aplicativos comendo numa pequena marmita no veículo. Veículos estacionados sobre faixa de pedestre porque não há outra opção de espera. Trânsito infernal. Motorista recusando mãe com bebê quando local fica em morro. Um caos!
      Podem criticar a vontade. Expresso minha opinião. Não uso este serviço. Para advogar tive que me submeter ao exame da OAB e pago minha anuidade. Toda profissão deve ser regulada.

      • Vc está absolutamente correta essa pessoas não pensam em sua segurança, eu sou taxista e nossa classe no geral está sofrendo com esses absurdos eles param em qualquer lugar , fila dupla, tripla ,e o pior fazem ponto em ponto homologado pela prefeitura como é o caso aqui no shopping internacional de Guarulhos tenho várias fotos de todos esses absurdos

      • Eu te dou os meus parabéns! Quem dera todos pensassem da mesma forma mas brasileiro já viu como é ! só é justo se for bom para ele ! Hoje com estes carros de app o que se tem visto é trânsito cada vez mais caótico e pessoas sem preparo algum na maioria das vezes levando nossos familiares!! Na minha casa TBM não fazemos uso deste serviço por não termos confiança e a própria empresa Uber operar de forma ilegal ! Já que ela aqui no Espírito santo só tem um decreto para vuncionar na capital ,mas ela atua em outras cidades passando sobre a soberania de cada município!!!

      • Recusamos viagem com bebê ou criança com menos de 7 anos porque os pais são obrigados a ter a cadeirinha e não nós, a multa nós pagamos se nós pararem, simples assim…
        No caso de recusar viagem para morro, nós temos o direito de recusar, está na regra, nós decidimos quem levar ou não, não vamos nos enfiar em qualquer lugar por 5 pila e correr o risco de ser assaltados ou assassinados como vem acontecendo…

      • Morro? Quem vai oafar por nova embreagem, pivô, bieleta da homocinetica, suspensão. Já esteve numa favela? Tem quebra mola na subida. Não acho correto que o pessoal fez, mas receber R$5,25 pra aos poucos acabar com se carro… Sinceramente, seu carro vira um caco em menos de um ano!

  8. Se é tão bom como a UBER anuncia pra os motoristas ,pq eles querem sempre fazer por fora do app,e se o app é a solução pra mobilidade pq os clientes sempre pegam o tel do motorista ,sabe o problema é que sempre aparece alguém pra explorar o trabalhador sem esforço , AGORA VOMOS SER SINCEROS ALGUEM VAI SAIR DE CASA PRA TE LEVAR NO HOSPITAL AS 3:00 DA MADRUGADA POR 1,50 ,FALA SERIO ISSO É COISA DE BRASILEIRO MESMO QUE ADORA LEVAR VANTAGEM EM CIMA DA DESGRAÇA ALHEIA

  9. Funcionando de forma irregular? Locadora de carro sempre existiu. O que está acontecendo é um aluguel de veiculo com motorista para levar do ponto A ao ponto B. Onde está a irregularidade? Revisem o texto antes de escrever definições equivocadas.

    • Vc está absolutamente correta essa pessoas não pensam em sua segurança, eu sou taxista e nossa classe no geral está sofrendo com esses absurdos eles param em qualquer lugar , fila dupla, tripla ,e o pior fazem ponto em ponto homologado pela prefeitura como é o caso aqui no shopping internacional de Guarulhos tenho várias fotos de todos esses absurdos

  10. Isso acontece em todo pais, todos os motoristas da Uber fazem isso, todos, o que acontece que só com corridas dos app os motoristas não consegue manter os gastos com o veículo e tirar para ele, aí eu pergunto vale a pena você colocar seu veículo para ganhar dinheiro com a impressa estrangeira que diz que ganha muito dinheiro? A população hipocrita não tá nem aí quer andar de graça se puder e você motorista que se lasque.

  11. Ao contrário do que consta no relato lido acima, a UBER NÃO disponibiliza a COR do veículo que irá atender ao usuário.
    Aproveitando a oportunidade, quero comentar também que, precisei desinstalar o app UBER por um tempo, e ao tentar reinstalar, não consegui mais. Não reconheceu meu e-mail, senha, CPF. Então, diante disso, algumas vezes recorro aos motoristas que oferecem seus cartões, os quais, aceitando me atender, não jigam a corrida no aplicativo. A própria UBER dificulta, muitas vezes, que o usuário faça o uso justo proposto pela plataforma.

  12. A prefeitura sempre soube dos clandestinos, não fazem nada. Os taxistas constantemente denunciam está prática,

  13. Se não está contente com o serviço é simples, usa táxi ou compra um carro, não da pra querer obrigar o motorista a trabalhar no horário que ele não está disponível ou querer você colocar preço no serviço da pessoa.

  14. Fui motorista de aplicativo. No início foi muito bom a tarifa era em torno de 7 a 10% mais barata que um taxi, dava para tirar um excelente salario, mas com o tempo foi caindo e hoje chega a 40%, o que torno inviavel o trabalho pois o motorista que tem carro alugado necessita trabalhar muito mais horas para comoensar.
    Este ano chegou a insegurança, roubam celulares e chamam para assaltar.
    O sistema é muito bom, pois o passageiro tem um motorista executivo à sua porta.
    Para mim valeu a experiência hoje tenho uma MEI e trabalho como motorista executivo para diretores de empresas.

  15. Gostaria que este renomado e importante site de uns 50 leitores dissesse quanto cobra pra vender uma reportagem como está.
    Taxistas SÓ fazem isso há décadas, entre outras atrocidades 100x piores, e ninguém fala nada.

  16. O carro é particular, se ele não está prestando serviço para o aplicativo no momento ele tem direito de cobrar o valor que quiser. O veículo é dele e o carro é particular… Manda a boneca pegar um táxi se não está conseguindo um carro pelo aplicativo

  17. Não há nada de errado nisso e nenhuma ilegalidade. São carros particulares, antas.
    Irregular são os taxistas, que são bancados pela população e só fazem isso há décadas, combinam preços de corridas com valor bem acima dos taximetros e ninguém fala nada.

    • Sr Reinaldo aq todos sabem o q é certo ou errado porém por.um lado vc tem razão sobre os taxistas tbm cobrar sem o relógio tanto q a fiscalização de táxi hj em dia faz blitz na rua ou se passam por passageiro pra pegar e qdo pega o motorista perde tudo agora por outro exemplo vc nunca foi taxista ou motorista de App então não fale o q vc não sabe além disso sobre o táxi ou o uber quem paga é o passageiro então o culpado são vcs mesmo q pagam sem ser no relógio de táxi ou no aplicativo então quem se foda são vcs q gostam da sacanagem e tirar vantagem pra contar para um amigo qto pagou barato mude vc primeiro e os demais q nosso país tbm muda junto #bolsonaro2018

  18. Reportagem tendenciosa, matéria comprada.
    Irregular são os taxistas, que são bancados pela população e combinam preços de corridas com valor bem acima dos taximetros ha décadas e ninguém fala nada.

  19. Esses grupos de motoristas no whats existe em todo Brasil, são grupos de PF (por fora ). A uber tem que dar um tempo no cadastro de novos motoristas, daqui uns tempos vai ter mais motoristas logados do que passageiros, aí dá nisso.

  20. Bom dia….
    É muito chato ler esses comentários a UBER não força ninguém a trabalhar para ela….outra coisa temos que agrade o que os aplicativos de transporte abriu mais de 500 mil vagas de empregos e facilitou a vida dos usuários.

  21. Passageiro mau educado, rodovias todas esburacadas, pedágio por todos os lugares, assalto no Rio toda hora, uma corrida de 45 reais a Uber fica com 15 e o restante é para pagar com bustivel, falar mal é mole trabalha pelo menos uma semana na Uber e depois posta auguma coisa aqui.

  22. Indiscutível o total de escravos da Huber.
    Um caça níquel!
    São maquinários, que subtraen do País, milhões…
    Não pagam nada…

  23. Simples assim , não deveria ter Uber no Brasil , ninguém qué pagar valor de táxi , o motorista do Uber tá pagando pra trabalhar , não qué pagar compra um carro e vcs sabem a hora que quiser sair .

  24. FLORIANOPOLIS FAZ A FESTA POR FORA DO APLICATIVO , AQUI VIROU TERRA SEM LEI, NOSSO PREFEITO NAO REGULAMENTA POIS JA LEVOU A MALA PRETA ( FONTES DIZEM QUE A UBER PAGOU 30 MILHOES PRA GEAN LOROTEIRO EGAVETAR O PROJETO) TA UMA ZONA FAZ 2 ANOS , IMAGINEM 6 MIL CARROS DE UBER NUMA ILHA 😎 MUITA GRANA NAO ACHAM ??? E VCS PENSAM QUE O POVO NAO GOSTA ??? HAHAHHA POVO TUDO SAFADO QUER MAIS É IR POR FORA DO APP PORQUE A MAIORIA NEM CARTAO DE CREDITO MAIS TEM AI JA VIU … POVO PODRE CORROMPIDO TANTO OS MOTORISTAS QUANTO A POPULACAO (
    QUANTO A UBER???? SES ACHAM QUE ELES NAO SABEM DISSO??? UBER AQUI EM FLORIPA TEM CO-DE-NOME ( URUBU) ESTAO NO BRASIL EM BUSCA DE CARNIÇA E AQUI EM FLORIPA E O QIE MAIS TEM PRA ELES GENTE DE FORA DO BRASIL INTEIRO ESTAO NA ILHA LOGO AFUNDAREMOS NO BOSTEIRO 😁 PRONTO FALEI 👊

  25. É incrível como se tornou simples dar um veredito sobre a situação sem ao menos conhecer os verdadeiros fatos.
    Os usuários, os motoristas e a empresa só conseguem enxergar o próprio umbigo; e agindo assim perdem o ponto de equilíbrio e o bom senso.
    A taxas cobradas hoje pela Uber além da falta de transparência na política de ganhos inviabilizam a boa qualidade do serviço.
    Só continua na plataforma quem não tem outra opção e uma coisa puxa a outra criando um círculo vicioso.

  26. Quero q vcs q andam d uber se arrase ,estão queimando a língua, isso é bem feito pra vcs ,falaram mal do taxi agora q mordam a língua tomará q o valor fique mais caro q o taxi kkkkk continue andando povo imbecil

  27. Outra coisa seu bicho de chifre (Reinaldo) vc ja anda e fala e aceitar q vc pense fica difícil então seu fdp burro aq táxis e apps todos são pagos pela população seu síndrome de down

  28. Kkkk isso está acontecendo no Brasil inteiro. Na capital BH nas cidades Ipatinga, coronel Fabriciano e Timóteo eu tenho certeza. Existe uma ilegalidade nisso sim. Lei exercício ilegal da profissão. Dentro da lei os únicos que podem fazer isso são os carro placa vermelha, táxi.

  29. Por estas e outras razões e que no exterior tem sempre alguém convidando brasileiros para participar de negócios desonestos esta e a imagem do país que quer levar vantagem e ainda querem mudar o país motoristas de aplicativos são tão desonestos quanto políticos

  30. A Uber não pode continuar atuando no Brasil pôs vai falir o mesmo pôs já si encontra falido, a Uber fica com os bilhões os políticos corruptos com os milhões,e os Motoristas ficam com um país na miséria um carro velho na garagem desempregado endividado desesperada com fome ,é o caos do Brasil Uber.

  31. Boa noite, sou motorista de app Uber em Salvador, rodei algun tempo na gasolina e não conseguia ganhar praticamente nada, vou dar um exemplo, você colocar R$50 reais de gasolina, com esse valor dando sorte consegui fazer R$90 reais, isso em quase oito horas de trabalho, sabemos que o veículo não depende só de gasolina, tem os desgastes como óleo, pneus, peças em geral, o problema é, que no país em que vivemos somos explorado tanto pelos de fora quanto pelos do próprio país, nos EUA a Uber aumenta a tarifa todos os anos no mês de abril, assim dando condições do motorista trabalhar, no Brasil a Uber fez o contrário, mudou apenas a taxa que era de 25% para uma variável que de zero a 40%, o problema é que nunca desconta taxas de menos de 15%, ou seja uma mudança enganosa, tudo que eu queria era um preço justo tanto para o passageiro, aplicativo é pro motorista, infelizmente sei que isso é um sonho pois nesse país quem manda são os poderosos empresário, e a escravidão nunca acaba, e por fim precisamos trabalhar mesmo diante de tantas deseguadade para levar o pão de cada para casa.

  32. Eu só acho engraçado o passageiro ligar no celular do motorista pedir uma corrida e ainda quer pagar 6.75 sendo que os .75 centavos e um seguro sobrou 6.00 esses seis reais 25% e da uber que só sobrou 4.50
    Então me deslocar de um local para ir buscar esse passageiro e deixar ele no destino e querer pagar 6.75
    A tenha Santa paciência
    Isso é um passageiro que merecia ser excluído como passageiro não de vaca fi de uma egua

    Paga 6.75 e nos motorista recebemos 4.50
    Acaba com o carro
    Reclama do som
    Reclama de até atendimento
    Reclama de carro sujo
    Reclama por não ter balas
    Reclama por não ter água
    Pelo amor deus ponha a mão na consciência
    Uma viagem desse valor e o otário do passageiro reclama
    Tenha paciência pelo amor de deus
    Cleverton Fonseca
    Motorista uber

  33. Que matéria chula tenho certeza que isso deve ser alguns MÍNIMO DE MOTORISTA até porque a Uber tá botando a gente pra fora por causa de 30 reais que dirá fazer isso

  34. Na minha opinião ser motorista de app nesse país é fazer papel de trouxa, com o preço absurdo dos combustíveis etc e tal. É melhor ir vender cachorro quente ou espetinho.

  35. Essa prática é comum…usei o serviço em Maceió em maio desse ano e o motorista tbm ofereceu o serviço por ” fora” não tem mágica,entra nisso quem não tem outra opção de trabalho…o “lucro ” não dá condições pro motorista nem se quer de manter o bem dele… aí as pessoas que se propõe a trabalhar nisso começam a usar “jeitinho brasileiro” pra aumentar os ganhos a Uber é ótima pro dono do App e usuário ,apenas!

  36. Coitados, verifica os antecedentes criminais, que merda hein, em Porto Alegre motoristas com tornozeleira atuando em apps. Se cuidem

  37. Bom dia
    Sou usuária UBER há muitos anos trabalho viajando por todo o Brasil e não deixo de utilizar o aplicativo.
    As vezes sou abordada no aeroporto por pessoas que se dizem UBER e que a viagem sai mais em conta do que pelo aplicativo nunca aceito a proposta zelo pela minha segurança.
    Quando tenho algum problema acionou o aplicativo é imediatamente tenho resposta e solução.
    Encontro motoristas que são agradecidos pela oportunidade de poder se sustentar , fazer faculdade com o trabalho na UBER.
    O valor de uma corrida por exemplo do aeroporto de Guarulhos para a Zona Norte é em média de 110 reais de UBER pago 70.00 do Aeroporto de Manaus táxi cobra 50.00 Uber cobra 20.00
    Olha a diferença.
    Nos grandes aeroportos quando você sai do embarque tem no chão o caminho que se faz para pegar o Uber será que se fosse irregular a Infraero faria tal coisa
    Estou no momento no Pará em Parauepebas e que maravilha poder contar com Uber ao invés de gastar em média 200 reais por dia de táxi gasto um valor bem menor.
    Deixo aqui minha opiniao

    • O usuário quer isso, quanto mais barato pra ele, melhor, o motorista é que se dane, se está tendo ganho ou trabalhando de graça. Para o usuário, os aplicativos são as melhores coisas que existem, e os políticos tb adoram a baderna que se formou no transporte individual de passageiros.

  38. Realmente acho errado a pessoa fazer as corridas por fora e ter até um cartão para isso, mas, o mais engraçado é que a pessoa primeiro solicita o serviço ilegal, mas quando vê que o preço é alto, aí ela vira honesta e denuncia. Infelizmente é cômico.

  39. Recusamos viagem com bebê ou criança com menos de 7 anos porque os pais são obrigados a ter a cadeirinha e não nós, a multa nós pagamos se nós pararem, simples assim…
    No caso de recusar viagem para morro, nós temos o direito de recusar, está na regra, nós decidimos quem levar ou não, não vamos nos enfiar em qualquer lugar por 5 pila e correr o risco de ser assaltados ou assassinados como vem acontecendo…

  40. Mas se o App está inoperante e o carro é do motorista ele faz oq bem entende, não é?
    Acho q deve ter vários q fazem isso, mas acho q o solicitante tem o direito tb de escolher seu motorista, né!

  41. Piada a denuncia desse usuário..quer pagar barato pq não quer andar de táxi.. ele não sabe q Uber ganha até 40% dum preço que já eh baixo.. motorista eh autônomo e eh justo sim.combinar um.valor melhor q táxi mas não valor escravizante da Uber.

  42. Eu usei o uber em rio de janeiro e o traneto que ia usar ficava em R$ 22,15 mas quando cheguei ao destino o motorista mim cobrou 250 reais. Lembro disso e mim da uma revolta. Ele veio com uma conversa que estava cobrando 9.99 por km . fiquei muito nervoso com ele mas como eu nao era minha cidade acabei pagando para nao arrumar confusão. Pois eu nao conhecia nada no rio de janeiro mas se eu pego esse safado na minha cidade ele ta enrolado. Vou fazer dele igual peneira

  43. Acredito que muitos motoristas ainda trabalham na Uber por falta de um emprego , pq se tivesse emprego nesse país ninguém ia querer colocar desconhecidos em seu carro , muitos não tem nenhum cuidado com o veículo , batem porta , mexem no carro pensando ser seu , comem , bebem , sujam TD e não estão nem aí , agora a Uber faz uma mudança para piorar o rendimento do motorista é ainda tem passageiro que acha Uber caro , tinham que andar era a pé pra aprender valorizar o trabalho do próximo.

  44. Acho muito engraçado as pessoas ficar reclamando que isso é errado ou que aquilo é certo. Quem é que nunca pagou pra um vizinho que tem carro para que ele levasse você em algum lugar? Então ele estava fazendo transporte clandestino? Acorda gente Brasileiro é sempre o sujo falando do mau lavado.

  45. A Uber sim ela trabalha pela contra mão carros particulares fazendo serviços de táxi carros particulares é sim crandestino.

  46. O povo escolhe,como sempre uma má escolha,e.sofre!o Uber só.visa o lucro,e.a.populaçäo ainda não percebeu?o motorista do app ainda não percebeu?kkkkkk é hilário

  47. No estado do Espírito Santo,acontece igualzinho,burlam o aplicativo, no aeroporto é pior um pouco,os clandestinos ficam usando nome da empresa indevidamente e ninguém toma uma providência.

  48. Mas mesmo fazendo por fora ainda não dá o preço do táxi né , claro que contra as regras da Uber mas esse empresa só veio pará o Brasil para poluir mais porque é mais carros nas ruas i outra já começaram a cobrar uma taxa de segurança que segurança é essa i não é só 25 porcento as vezes chega até 33 porcento não se tira nem para fazer a manutenção do carro

  49. Engraçado que nunca postam sobre a má conduta dos passageiros, sujam o carro, colam chiclete no encaixe do cinto de segurança, querem que carregue 5, 6 pessoas, querem que pare em lugar proibido estacionar, e ainda reportam mentiras pra uber pra ganhar desconto.

  50. Motorista do app uber é seu próprio patrão, como diz a própria uber, ele apenas usa o app como ferramenta alugada, ele faz o que quiser e se quiser, passageiro que ficou chateadinho pegue seu banquinho e saia de fininho que aqui ninguém é seu empregadinho pra você dá seu precinho.

  51. Isso não é novidade pra ninguém
    O passageiro só reclamou e dez alarde pq o preço foi maior q o da plataforma, caso contrário nd disso seria recamado

  52. O denunciante está sendo obrigado ou só pelo wpp pq quer? Esses passageiros brasileiro são foda, o que importa pra eles é levar vantagem, no caso andar de graça.
    A Uber diz que não tem vínculo com o motorista e quer exclusividade? Para né, reportagem babaca! Faz uma com o motorista e veja como todos passam fome PR levar o sustento pra casa!

  53. No final das contas somos todos motorista tentando levar o pão para casa vamos trabalhar deixa os Apps quebra o pal antes não poderíamos escolher hoje escolhe o App vai trabalhar ponto final gente boa

    • Pelo que estou percebendo tem muitos que não perceberam o caso não ser diretamente contra o UBER e sim, os clandestinos que aproveitaram a situação para fazer propaganda de UBER passando o número de telefone.
      O direito é de todos desde que cumpram com as obrigações.
      Lembrando que a tabela do táxi é o órgão municipal que fiscaliza.
      Agora espero que seja feita a fiscalização dos clandestinos .

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui