Usuários do transporte público de Lajeado relatam atrasos nos ônibus na manhã desta terça-feira

Expresso Azul informou que o horário foi reduzido por conta da bandeira preta, mas devido à alta demanda, está sendo ajustado novamente.


0
Chegada do ônibus na parada do Parque dos Dick por volta das 10h desta terça-feira (Foto: Gabriela Hautrive)

Devido à classificação de bandeira preta no Vale do Taquari e demais regiões do Rio Grande do Sul, conforme Modelo de Distanciamento Controlado do RS, a Expresso Azul, empresa responsável pelo transporte público de Lajeado, decidiu por reduzir os horários de ônibus na segunda-feira (1º), fazendo um itinerário parecido com o de sábados, com maior circulação de veículos na parte da manhã, meio-dia e final da tarde.


ouça a reportagem

 


Porém, devido à demanda de passageiros, inclusive com muitas pessoas entrando em contato com a Rádio Independente e informando sobre a falta de ônibus e superlotação, a empresa voltou a ampliar os horários nesta terça-feira (2). Mesmo assim, os problemas não foram todos resolvidos. Conforme constatado pela reportagem, houve atrasos nos pontos de ônibus nesta manhã, principalmente em locais na área central da cidade.

 

Moradora do Bairro Santo André, Marisa da Rosa Bildhauer (Foto: Gabriela Hautrive)

Conforme a moradora do Bairro Santo André, Marisa da Rosa Bildhauer, de 57 anos, a frequência de ônibus que ela visualizou é parecida com o que ocorre em domingos, porém, os veículos não estavam lotados por volta das 9h.

“Vim semana passada e hoje de novo, precisava receber e pagar contas, quando vim ônibus estava vazio, muito tranquilo, com bancos vazios.” Quanto a cuidados com higiene pessoal, Marisa relatou que o motorista não deixa os usuários entrarem sem máscara, então há bastante cuidado.

Delci Born de 47 anos, moradora do Bairro Conventos (Foto: Gabriela Hautrive)

O mesmo foi informado pela usuária Delci Born de 47 anos, moradora do Bairro Conventos. “Não acho muito complicado, não pego o ônibus muitas vezes. O problema mesmo são nos horários antes da noite, que são mais lotados e então deveria ter mais veículos”, relata.

O morador do Bairro Olarias, Orlando Christmann (79), disse que o movimento interno dos ônibus é tranquilo no meio da manhã, porém hoje atrasou bastante. Conventos, Santa Clara do Sul, Olarias, normalmente 9h, com no máximo 5 minutos de atraso, chegou cerca de 1 hora depois. “Não estava cheio, quando eu vou de manhã é tranquilo.”

Morador do Bairro Olarias, Orlando Christmann (79) (Foto: Gabriela Hautrive)

Conforme a assessora jurídica da Expresso Azul, Alessandra Glufke, com o fechamento do comércio e redução de demais atividades, a empresa projetou as linhas e itinerários com certa redução, com expectativa de ter menos movimento. “Foi necessário fazer um remanejo de horários com horários onde há uma procura maior e isso já procuramos fazer nesta terça-feira”, explica.

Superlotação em determinados horários

Nesta segunda-feira (1º), a reportagem do programa Na Boca do Povo conversou com Débora de Castro, moradora do Bairro Morro 25, em Lajeado, e segundo ela em determinados horários — começo e final do dia — a situação é complicada. Ela ainda informou que dos três ônibus que normalmente possuem com destino aos Bairros Cedro e Santo Antônio, apenas um passou e ainda estava lotado. “Passou longe, nem parou, porque tinha muita gente, tentamos ligar para a empresa e o setor de trânsito da prefeitura para tentar resolver, mas nada foi feito”, relata.

Por conta dos atrasos, foi registrada pequenas aglomerações nas paradas de ônibus (Foto: Gabriela Hautrive)

Transporte urbano de Lajeado

A empresa Expresso Azul é responsável pelo transporte público urbano de Lajeado desde junho de 2020, após vencer licitação. O valor da passagem é R$ 3,90 e a operação segue as mesmas linhas e horários que eram realizados anteriormente pelas empresas Ereno Dörr e Scherer. A mudança é a inclusão de uma linha especial circular que liga a UPA ao Centro. Para conferir o cronograma completo de itinerários da empresa Expresso Azul o usuário pode acessar o portal tiolajeado.com.br.

Entrevista com responsáveis pela empresa

Na tarde desta terça-feira (2), o programa Redação no Ar da Rádio Independente terá como pauta o funcionamento do transporte público coletivo de Lajeado com a aplicação da bandeira preta, tendo como convidados o diretor da empresa Expresso Azul, Pedro Guarnieri, e assessora jurídica, Alessandra Glufke. O programa inicia às 14h40 e os convidados participam por volta de 15h20.

Texto: Gabriela Hautrive
reportagem@independente.com.br

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui