UTI Covid do HHB de Lajeado registrou 100% de ocupação nesta quinta-feira

Após alta de um paciente, por volta das 10h50, o número reduziu para 90%, com nove pacientes ocupando os dez leitos disponíveis.


0
Hospital Bruno Born chegou a ter 18 leitos disponíveis no espaço de UTI Covid (Foto: HBB / Divulgação)

A UTI Covid do Hospital Bruno Born (HBB) de Lajeado chegou a 100% de ocupação em seus leitos na manhã desta quinta-feira (19). Até por volta das 10h40, dos dez espaços disponíveis, todos estavam ocupados, sendo nove pacientes com confirmação da doença e um com suspeita por contaminação de coronavírus. A reportagem entrou em contato com a casa de saúde, que através de sua assessoria de imprensa, informou que não iria falar sobre a situação.

No final desta manhã o site do HBB atualizou os números, baixando a taxa de ocupação para 90% com nove leitos dos dez ocupados. São seis pacientes de Lajeado, um de Arroio do Meio, um de Guaíba e um de Taquari. A UTI Covid do hospital chegou a ter 18 leitos disponíveis no início da pandemia. Em maio foram desativados três devido à queda no número de pacientes infectados.

Por volta das 10h40, a ocupação dos leitos era de 100%  

No final da manhã, o site do HBB atualizou baixando a ocupação para 90% 

No mês de agosto, já com dez leitos disponíveis, o espaço alcançou 100% de ocupação pela primeira vez. Existe a possibilidade de abrir novamente os oito leitos que foram fechados, o que reduz o número de leitos normais, para pacientes internados em decorrência de outras doenças, sem ligação com a Covid-19.

Situação da Covid-19 em Lajeado

Em Lajeado, conforme atualização feita nesta quarta-feira pela prefeitura, são 4.524 casos positivos da doença desde o início da pandemia. O Estado informa 4.447 casos para a cidade. Ainda segundo o executivo municipal, foram 100 novos casos informados no dia de ontem (18). São 4.221 pessoas já recuperadas da doença. Ao todo no município são 51 óbitos e 252 casos ativos para o vírus.

Conforme a assessoria de imprensa do município, é importante destacar que, segundo a Vigilância Epidemiológica, destes casos ativos, 80% são de pessoas com idade entre 20 e 49 anos, que em geral tem boa evolução da doença, sem maior gravidade (ou seja, não se refletem em internação hospitalar). Não há registro de surtos em escolas, comércio ou indústria. Entretanto, o aumento de casos pode alcançar pessoas com idade mais avançada ou com comorbidades, para quem o vírus pode ser muito mais grave.

Leitos de UTI do HBB

O Hospital Bruno Born de Lajeado tem 30 leitos de UTI, sendo 27 ocupados (90%) até a manhã desta quinta-feira (19). São 18 pacientes na UTI Adulta não Covid (66,7%) um com suspeita de coronavírus (3,7%) e oito confirmados (29,6%) na UTI Covid.

Texto: Gabriela Hautrive
producao@independente.com.br

 

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui