UTI do HBB zera casos de infecção após projeto de Segurança do Paciente

Resultado foi obtido pela primeira vez na unidade e comprova comprometimento da equipe com projeto do Ministério da Saúde.

0

O Hospital Bruno Born (HBB), de Lajeado, alcançou em agosto um feito inédito: zerou os casos de infecções entre pacientes internados na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI). O resultado é decorrente de um programa implantado no primeiro semestre de 2018, denominado “Projeto Colaborativo Melhorando a Segurança do Paciente em Larga Escala no Brasil” e desenvolvido através do Programa Proadi, do Ministério da Saúde).

Com uma série de medidas – que vão desde o cuidado com o paciente, treinamento, higienização e orientação para visitantes – o setor reduziu de 19% os números de casos mensais para uma média de 3% ao mês. Em agosto, nenhuma nova infecção foi registrada.
Os índices referem-se a três tipos de casos: infecção primária da corrente sanguínea; infecção urinária relacionada à sonda vesical de demora; e pneumonia associada à ventilação mecânica.

O projeto tem foco na redução de 50% dos casos em três anos – e o HBB já conseguiu ultrapassar a meta em dois dos três tipos de infecções alvo do projeto. Em infecções de sangue (cateter) os índices já se aproximam do objetivo. AI/HBB


DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui