Vacina contra Coronavírus: ‘Fato inédito’, diz Presidente da Fiocruz sobre parceria com Oxford

Fiocruz e o laboratório britânico AstraZeneca assinaram acordo para a transferência de tecnologia e produção de 100 milhões de doses da vacina contra a Covid-19.


0
Presidente da Fiocruz, Nísia Trindade (Foto: Fiocruz / Divulgação)

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e o laboratório britânico AstraZeneca assinaram na sexta-feira (31) um acordo para a transferência de tecnologia e produção de 100 milhões de doses da vacina contra a Covid-19. Presidente da instituição, Nísia Trindade afirmou que a vacina segue para a fase final de testes após apresentar excelentes resultados nas etapas anteriores. O medicamento é desenvolvido pela empresa do Reino Unido em conjunto com a Universidade de Oxford. A presidente da instituição explicou que a transferência de tecnologia para Bio-Manguinhos, laboratório da Fiocruz, garantirá a produção total da imunização no país. O Ministério da Saúde prevê um investimento de R$ 522 milhões na estrutura de Bio-Manguinhos.


ouça o programa

 


 

Prefeitura do Rio multa 123 pessoas no primeiro fim de semana da Fase 5 da flexibilização

A Prefeitura do Rio multou, no último fim de semana, 123 pessoas por desrespeito às regras da flexibilização do município. As infrações foram aplicadas no sábado (1º) e no domingo (2) em toda a cidade – não foi detalhado, por exemplo, quantas dessas multas foram nas praias. No domingo, banhistas em diversas praias da cidade desrespeitaram a regra de proibição da permanência na areia. Também foi possível observar ciclistas e pessoas praticando esportes sem uso de máscara. Na Praia de Copacabana, na Zona Sul do Rio, havia grande movimentação de pessoas. Diversos grupos se espalhavam na areia, o que é proibido. Entre o posto 5 e 6 da orla, a equipe de reportagem da GloboNews também não encontrou fiscalização.

Brandão deve ser novo presidente do BB, diz Bolsonaro

A Secretaria Estadual da Saúde (SES) confirmou 27 novas mortes por Covid-19 e 702 novos casos, em boletim divulgado no fim da tarde deste domingo. Com isso, são 1.974 óbitos pela doença e 71.040 infectados. Até o momento, 61.657 pessoas se recuperaram do coronavírus. Na semana que passou, por três dias consecutivos, o Estado quebrou recorde na notificação diária de novas mortes, com 69 na terça, 70 na quarta, e 75 vítimas na quinta-feira.

SES confirma 27 novas mortes e RS se aproxima de 2 mil vítimas fatais da Covid-19

Por ordem do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, o Twitter voltou a bloquear contas de bolsonaristas: os atingidos haviam conseguido driblar proibições anteriores do próprio ministro. O primeiro bloqueio foi realizado na última sexta-feira (24) em todo o território nacional por ordem do ministro e atingia 16 contas no Twitter e 12 no Facebook. Alguns dos alvos da proibição conseguiram abrir novos perfis como se estivessem no exterior, em tese, fora do alcance da decisão do ministro. Nesta terça (28), Moraes reiterou sua decisão em despacho enviado às duas redes sociais.

Pelotas não irá recorrer da classificação de bandeira vermelha

Pelotas deverá voltar para a bandeira vermelha a partir desta terça-feira. Ainda na sexta, quando o Governo Estadual anunciou que a região voltaria para a classificação mais dura no Modelo de Distanciamento Controlado, a prefeita Paula Mascarenhas anunciou pelas redes sociais que não iria recorrer da decisão, pois verifica um agravamento dos casos, um aumento de internação e ocupação maior nos leitos de enfermaria e UTI. Conforme informações do boletim da Secretaria Municipal divulgado na tarde deste domingo, foram contabilizados 41 novos casos de coronavírus, com isto a cidade chega a 1.070 infectados.

Palmeiras bate a Ponte com gol de jovem da base e está na decisão do Paulistão

O Palmeiras derrotou a Ponte Preta neste domingo por 1 a 0 e está novamente na final do Campeonato Paulista. Outra vez terá o Corinthians pela frente, que pouco antes derrotou o Mirassol. O último encontro em uma decisão foi em 2018 e deu o rival alvinegro, em um clássico que causou polêmica, em razão da arbitragem. E quis o destino que o treinador palmeirense nesta temporada fosse justamente quem comandou a equipe no último título estadual, em 2008: Vanderlei Luxemburgo. Para manter as coincidências e animar os torcedores que gostam de superstição, o adversário da semifinal foi o mesmo que o Palmeiras enfrentou na final em 2008. A Ponte Preta lutou e ‘vendeu caro’ a derrota, mas novamente não conseguiu superar o rival alviverde.

Arroio do Meio suspende novamente atividades esportivas

Considerando o Parecer Técnico da Secretaria da Saúde dos últimos dias que aponta um pico no aparecimento de novos casos de Covid-19 no município de Arroio do Meio, além das ocupações de leitos das Unidades de Terapia Intensiva (UTI´s) dos hospitais de Estrela e Bruno Born, de Lajeado; o prefeito Klaus Werner Schnack emitiu novo decreto, que suspende novamente as atividades esportivas no município.A suspensão da flexibilização de atividades esportivas e culturais passa a valer já a partir deste sábado (1) e vai até 14 de agosto, podendo ser prorrogada conforme enquadramento e classificação das bandeiras. Durante a última semana, a prática esportiva foi o principal tema na cidade de Arroio do Meio, passando por três mudanças. A prática esportiva coletiva foi liberada, porém com restrições conforme decreto do dia 21 de julho. Três dias depois, a liberação foi suspensa em função de novos focos de contágio da Covid-19 no território municipal. A partir da quarta-feira (29), a atividade em campos de futebol, ginásios e canchas de bocha voltou a ser permitida, até a nova suspensão informada na sexta-feira (31). RC

Secretaria do Meio Ambiente de Lajeado retoma atendimento nesta terça-feira

A Secretaria do Meio Ambiente (Sema) da Prefeitura de Lajeado suspendeu, na semana passada, o atendimento ao público. O motivo foi o fato de que servidores da pasta testaram positivo para Covid-19. O atendimento ao público será retomado nesta terça-feira (4). Durante esse período, os prazos para o Licenciamento Ambiental também foram suspensos. Os servidores que testaram positivo ou com suspeita de coronavírus foram afastados do trabalho. Para o retorno do atendimento, será aplicado sanitizante em toda a sede da secretaria. Dúvidas ou mais informações podem ser obtidas por meio dos telefones 3982-1100 ou 3982-1102. AI/NR

Produção e apresentação: Júlio César Lenhard
Próxima edição: hoje, ao meio-dia.

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui