A partir desta segunda-feira (5), toda a população de 14 estados mais o Distrito Federal tem acesso à vacina contra a gripe. Com o fim da campanha de vacinação para os grupos prioritários (idosos, crianças, gestantes, trabalhadores da área da saúde, entre outros), outros grupos têm acesso à imunização até o fim dos estoques nesses estados.
O Rio Grande do Sul está entre os estados que já confirmaram a liberação pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Já os estados de Alagoas, Amapá, Ceará, Pernambuco e São Paulo não irão liberar a vacina pelo SUS.
Na última sexta-feira (2), o Ministério da Saúde anunciou a liberação para todas as faixas etárias nesta segunda, enquanto durarem os estoques. Segundo o órgão, a medida só é válida neste ano.
Em nota, o ministro da Saúde, Ricardo Barros, disse que “neste ano, houve poucos casos por influenza devido à baixa circulação do vírus. Em consequência disso, o público-alvo procurou menos os postos de saúde. No entanto, ainda há 10 milhões de doses de um montante de 60 milhões adquiridas”.
Fonte: G1