Vacinação contra a Covid-19 de pessoas com comorbidades segue nesta quinta-feira em Lajeado

Não há mais doses da vacina CoronaVac para aplicação das segundas doses


0
Foto: Maria Eduarda Ferrari

Pessoas de 55 a 59 anos que tenham as comorbidades previstas para esta fase da vacinação puderam se vacinar contra a Covid-19 nesta quarta-feira (5), em Lajeado. A vacinação deste novo grupo ocorreu no Parque do Imigrante e no auditório da Sthas. O mesmo grupo seguirá sendo atendido nesta quinta-feira (06). Veja a lista completa com os documentos necessários abaixo. Não há mais doses da vacina CoronaVac para aplicação das segundas doses.

Para a vacinação do grupo de comorbidades, a Secretaria Municipal da Saúde (Sesa) criou um documento que deve ser preenchido pelo profissional da saúde atestando a presença da comorbidade no paciente. Esse processo facilita a verificação da comorbidade pelas enfermeiras vacinadoras e evita demora nas filas de vacinação. O documento pode ser baixado aqui e impresso para preenchimento.

Pacientes com comorbidades acompanhados pelos postos de saúde da rede municipal deverão solicitar o documento com o seu médico de referência ou o profissional do posto poderá atestar a comorbidade de acordo com o prontuário do paciente registrado no posto. Pacientes atendidos no sistema privado também devem solicitar o documento padrão do seu médico ou um atestado específico que tenha a descrição em palavras, por extenso, da comorbidade (e não apenas a citação do código da CID no atestado).

Empolgada, Eva Lorena Reis Schimitz, 56 anos, com diagnóstico de hipertensão, quis fazer uma foto sendo vacinada. “Estou muito feliz. Sou a primeira monitora da escola municipal Cantinho Infantil a receber a vacina”, contou Eva.

No início da manhã de quarta-feira, as 190 doses de CoronaVac destinadas à Lajeado se esgotaram rapidamente. A aplicação da segunda dose para vacina da Oxford segue sendo feita normalmente.

Vacinação em Lajeado nesta quinta:

Parque do Imigrante (Avenida Parque do Imigrante, Bairro Alto do Parque)

Será exclusivamente no modo drive-thru. Os veículos deverão acessar o parque pela entrada lateral (junto ao Restaurante Panorâmico e à Defesa Civil).

Auditório da Secretaria do Desenvolvimento Social (Rua Cel. Júlio May, Centro)

O auditório está localizado junto à secretaria, com entrada pela Rua Cel. Júlio May.

Horário de vacinação (nos dois locais):

– Das 8h às 14h, sem fechar ao meio-dia.

Quem pode se vacinar:

– Idosos com 60 anos ou mais (nascidos até o ano de 1961, inclusive este)

– Pessoas com síndrome de Down maiores de 18 anos

– Pessoas maiores de 18 anos que façam hemodiálise (serão vacinadas em local específico, não devem procurar os pontos de vacinação)

– Gestantes e puérperas (mulheres que tiveram bebê há no máximo 45 dias) maiores de 18 anos – Apresentar identidade e carteira de gestante. No caso de puérpera, apresentar documento que comprove o parto (registro de nascido vivo, certidão de nascimento, etc.)

– Pessoas com doenças incapacitantes que estão cadastradas no sistema do Benefício de Prestação Continuada (BPC) com 40 anos ou mais. Apresentar documento de identificação e comprovante de inscrição no sistema. Estas pessoas devem buscar se vacinar preferencialmente no auditório da Sthas.

– Pessoas com as comorbidades da lista abaixo, de 55 a 59 anos, mediante apresentação de documento de identidade e documento padrão de profissional da saúde informando a comorbidade.

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui