Vacinação contra a covid-19 passa por reformulação em Estrela

Etapas passam a ocorrer todas as manhãs, também para o público infantil


0
Foto: Divulgação

O modelo de cronograma da vacinação covid-19, que em Estrela vinha se repetindo há três semanas, agora sofrerá mudanças. O maior motivo é o início da campanha paralela de vacinação contra a gripe. Com isso, a imunização contra a pandemia terá algumas pequenas alterações quanto aos seus horários, apesar de permanecer centralizada na Unidade Básica de Saúde (UBS) Central – Posto Central, localizada na Rua General Osório, 427, no Bairro Oriental.

A principal mudança se refere à vacinação infantil, que também volta a ser diária, mas na parte da manhã, assim como a vacinação adulta – acima dos 12 anos. Ambos os públicos serão atendidos de segunda a sexta, das 7h30 às 13h30, para todas as doses disponíveis. Etapas extras também estão programadas.

Adulto

As etapas diárias para a aplicação das diversas doses adultas da covid – pessoas acima dos 12 anos – seguirão no período da manhã e início da tarde. Podem ser feitas as quatro doses, seguindo as seguintes regras fixas: primeira dose (D1) – todos acima de 12 anos; segunda dose (D2) Pfizer – quem realizou a D1 há mais de oito semanas; D2 AstraZeneca, Pfizer e CoronaVac – todos que estão em atraso; Dose de Reforço (D3) – quem realizou a D2 há quatro meses e tem mais de 18 anos. Já o público considerado imunocomprometido (acima de 12 anos) pode buscar a D3 (oito semanas após a D2) e a D4 (quatro semanas após a D3). Para o caso da aplicação da D2 e das unidades de reforço são exigidas ao postulante a carteira de vacinação entregue por ocasião da D1 e documento de identificação com CPF.

Já na terça (5) e quarta-feira (6) à tarde, das 13h30 às 16h, serão realizadas etapas extras e especiais para a aplicação da quarta dose (D4) – pessoas acima de 80 anos.

Infantil

A vacinação infantil, que nas últimas semanas estava sendo realizada à tarde, mas de forma escalonada, também passará a ocorrer na parte da manhã, igualmente das 7h30 às 13h30, tanto na primeira dose infantil (D1i) como a segunda dose (D2i), como ainda daqueles que estão em atraso com esta. Outra pequena diferença é que será para todas as crianças de 6 a 11 anos. No sábado (9), das 8h às 12h, serão aplicadas as mesmas doses, mas então também para as crianças com 5 anos ou mais. AI/VM

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui