Vacinação contra a Covid só no Auditório da Secretaria do Desenvolvimento Social nesta segunda-feira em Lajeado

Baixo estoque de doses suspendeu aplicação no parque do Imigrante. Chegada de novo lote nesta segunda-feira deve normalizar campanha a partir da terça-feira


0
Foto: Luís Fernando Wagner

Devido ao baixo estoque de vacinas, a Secretaria de Saúde (Sesa) de Lajeado restringiu a campanha de imunização contra a Covid-19 em apenas um ponto nesta segunda-feira (21). O imunizante é aplicado no Auditório da Secretaria do Desenvolvimento Social (antiga Sthas), na Rua Júlio May, no Centro, das 8h às 14h, sem fechar ao meio-dia. O drive-thru do Parque do Imigrante não atende nesta segunda-feira.


ouça a reportagem 

 


 

De acordo com a enfermeira da Sesa, Joice Wedt, com a chegada de novas remessas de vacinas nesta segunda-feira (21), a tendência é de que a campanha seja normalizada na terça. “Em função do quantitativo reduzido, estamos só neste ponto hoje. A população tem vindo e estamos conseguindo atender a demanda. Temos previsão da chegada de vacinas hoje a tarde e é possível que amanhã tenhamos alterações no cronograma. Depende de qual vacina virá. Oxford é de aplicação mais fácil, ao contrário da Pfizer, que precisa de um ambiente mais criterioso. Temos que ver qual vem para sabermos se faremos vacina só aqui ou lá no Parque do Imigrante também”, comenta a enfermeira. Podem se vacinar pessoas dos grupos prioritários e quem completa 52 anos ao longo de 2021. São vacinas das fabricantes Oxford e Pfizer, para aplicação da primeira dose.

Foto: Luís Fernando Wagner

Em Lajeado, cerca de 300 pessoas aguardam para receber a dose de reforço da CoronaVac. Joice Wedt afirma que todas foram cadastradas e serão chamadas pela prefeitura, assim que a fabricante enviar novo lote. “Todas as pessoas que estão em atraso com a segunda dose CoronaVac foram cadastradas. Estas pessoas serão contatadas para receber a dose de reforço, de acordo com o cronograma”.

Nova remessa de vacinas

Os municípios do Vale do Taquari recebem a 25ª remessa de vacinas contra a Covid-19 nesta segunda-feira (21). São 3.876 primeiras doses de Pfizer para todos os municípios da região da 16ª Coordenadoria Regional de Saúde (16ª CRS) e outras 1.270 segundas doses de CoronaVac para aplicação em moradores de 13 municípios, a fim de zerar o deficit desse imunizante. Dessa forma, são 5.146 doses de vacina que chegarão ao Vale. Lajeado receberá 400 doses de CoronaVac e 906 de Pfizer, totalizando 1.306 doses (25% do total recebido pela região).

Uma nova remessa de 526.500 doses de vacina Astrazeneca/Fiocruz também chega nesta segunda-feira (21) ao Rio Grande do Sul. A distribuição será feita ao longo do dia, e na terça-feira (22), devem começar a ser aplicadas nos em todos os municípios gaúchos.

Texto: Luís Fernando Wagner
noticias@independente.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui