Vacinação em Lajeado segue para adolescentes de 15 anos ou mais nesta quinta-feira

Dia D de Vacinação para atualização do calendário vacinal de rotina é transferido para dia 16 de outubro


0
Foto: Prefeitura de Lajeado / Divulgação

Nesta quinta-feira (30), Lajeado segue com a vacinação de primeira dose para adolescentes com 15 anos completos ou mais. Além disso, a aplicação de doses de reforço em pessoas imunossuprimidas e idosos com 70 anos ou mais que fizeram a segunda dose ou a dose única há pelo menos seis meses também seguem ocorrendo.

As primeiras doses para adolescentes de 15 anos ou mais e as doses de reforço são feitas exclusivamente no Posto de Saúde do Centro e no drive-thru do Parque do Imigrante. A aplicação da segunda dose está dividida nas unidades de acordo com o tipo da vacina em cada unidade. Os jovens de 15 anos precisarão apresentar documento de autorização dos pais ou deverão estar acompanhados de um dos pais ou responsável. Adolescentes com 16 ou 17 anos não precisam do documento de autorização nem do acompanhamento dos pais. Todos os adolescentes devem apresentar documento de identidade e carteirinha de vacinação.

Já as pessoas com 18 anos ou mais com alto grau de imunossupressão, ou seja, que não tem seu sistema imunológico funcionando adequadamente, começaram a ser vacinadas nesta quarta-feira. Os imunossuprimidos podem fazer a dose de reforço 28 dias após o recebimento da segunda dose ou da dose única. Em Lajeado, estas pessoas devem apresentar, além do documento com foto e carteirinha de vacinação, o documento deverá ser assinado pelo médico de acompanhamento ou, no caso de atendimento na rede pública de saúde, podem solicitar para o atendimento.

Além de imunossuprimidos, a dose de reforço também está sendo destinada aos idosos com 70 anos ou mais que completaram o esquema vacinal com a segunda dose de qualquer imunizante ou a dose única há no mínimo 6 meses, ou seja, até 30 de março). Tanto para segunda dose quanto para dose de reforço é preciso apresentar documento de identidade e carteirinha de vacinação comprovando a data da última dose.

Vacinação nesta quinta-feira:

Quem pode fazer

– Primeira dose: qualquer pessoa com 15 anos completos ou mais residente em Lajeado

– Segunda dose de CoronaVac: para quem fez a primeira dose até 02/09

– Segunda dose de Fiocruz/Oxford/AstraZeneca: para quem fez a primeira dose até 22/07

– Segunda dose de Pfizer: para quem fez a primeira dose de Pfizer até o dia 05/08

– Idosos com 70 anos ou mais que tenham completado o esquema vacinal básico, com segunda dose ou dose única de qualquer imunizante, há no mínimo 6 meses, ou seja, até 30 de março.

– Pessoas imunossuprimidas maiores de 18 anos que tenham recebido a segunda dose ou dose única há no mínimo 28 dias.

Locais de vacinação:

Primeira dose:

– Postos do Centro e Parque do Imigrante (adolescentes de 15 anos ou mais)

– Postos do Centro, Parque do Imigrante e Posto do Montanha (maiores de 18 anos)

Segundas doses:

– Oxford/AstraZeneca: Postos do Centro, Montanha e Parque do Imigrante

– Coronavac: Postos do Centro, Montanha e Parque do Imigrante

– Pfizer: Postos do Centro e Parque do Imigrante

Doses de reforço:

– Postos do Centro e Parque do Imigrante

Dia D de Vacinação é transferido para dia 16 de outubro

O Dia D de Vacinação que iria acontecer neste sábado em Lajeado foi transferido e irá ocorrer no sábado dia 16 de outubro, nos postos de saúde do Centro e São Cristóvão, das 8h às 14h. O dia é dedicado à atualização do calendário vacinal de rotina de crianças e adolescentes de até 15 anos. Os pais devem avaliar a carteirinha de vacinação dos seus filhos e verificar se há vacinas que não foram feitas e programar a ida aos locais de vacinação para atualizar o calendário. AI/RC

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui