Vale do Taquari deve receber ainda nesta semana novas doses de vacina contra Covid-19

Coordenador da 16ª CRS, Edegar Cerbaro, diz que expectativa é para remessas cada vez maiores a partir de agora. Nesta segunda-feira foram recebidas 10.490 doses


0
Imagem ilustrativa de doses da vacina Coronavac, imunizante contra a Covid-19 (Foto: Divulgação / Instituto Butantan)

Desde janeiro de 2021, após uma aprovação para uso emergencial no Brasil, foi dado início para vacinação contra Covid-19 no país. Ainda em ritmo lento, recebem o imunizante grupos prioritários, começando por profissionais de saúde e idosos. Aos poucos a realidade vai mudando e cada vez mais pessoas poderão ser vacinadas. No Vale do Taquari, foi entregue a maior remessa das nove recebidas até o momento, com 10.490 doses retiradas pela 16ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS) nesta segunda-feira (22).


ouça a reportagem

 


Conforme o coordenador da 16ª CRS, Edegar Cerbaro, a previsão é de que cheguem remessas cada vez maiores, inclusive com previsão de um novo lote ainda para esta semana. “Os dados nos mostram que essa vacina deve chegar cada vez em volumes maiores para sanar esse nosso problema”, completa. A informação sobre as remessas foi confirmada pelo Ministério da Saúde, segundo Cerbaro. Porém, até o momento, não há um número exato de doses. “Na medida que vão fabricando, vão estar enviando, pois o quanto antes precisamos aplicar essas vacinas”, destaca.

As 10.490 mil doses que chegaram na região nesta semana começaram a ser entregues aos municípios nesta terça-feira (23). A retirada estava prevista entre 11h e 14h paras as cidades de Anta Gorda, Arroio do Meio, Bom Retiro do Sul, Boqueirão do Leão, Encantado, Estrela, Fazenda Vilanova, Lajeado, Roca Sales, Nova Bréscia, Teutônia, Ilópolis e Putinga.

“Acredito que alguma parte dessas vacinas serão aplicadas ainda hoje”, pondera o coordenador. Outros municípios como Capitão, Dois Lajeados, Doutor Ricardo, Poço das Antas, Pouso Novo, Progresso, Relvado, São José do Herval, São Valentim do Sul, Sério, Taquari, Travesseiro e Vespasiano Correa podem retirar as doses entre 13h30 e 15h.

Coordenador da 16ª Coordenadoria Regional de Saúde, Edegar Cerbaro (Foto: Divulgação)

O coordenador regional de saúde explica que no Vale do Taquari, todas as doses desta remessa são destinadas para primeira aplicação. “As 9.080 doses são para o público de 70 a 74 anos da Coronavac, mais 140 para atingir comunidades quilombolas existentes no Vale, da AstraZeneca, e mais 1.270 doses para um público menor.”

Esse grupo com menos integrantes, citados por Cerbaro, será para 34% da população a partir de 69 anos no Rio Grande do Sul. Além disso, segundo a Secretaria Estadual da Saúde, as 322.050 doses de vacinas enviadas no último sábado (20) pelo Ministério da Saúde deverão ser aplicadas em 100% dos idosos de 70, 71 e 72 anos; 100% da população quilombola.

Nas 37 cidades que fazem parte da 16ª Coordenadoria Regional de Saúde, os cronogramas de vacinação são informados a partir da retirada das doses. Não há uma regra geral por faixa etária, cada município organiza seu calendário de vacinação conforme demanda e disponibilidade. No Vale do Taquari, 27.963 mil pessoas já receberam a primeira dose da vacina e outras 9.872 a segunda, conforme última atualização da Secretaria Estadual de Saúde nesta segunda-feira (22). Lajeado é o município que mais vacinou até o momento, sendo aplicadas 5.878 doses na primeira etapa e 2.220 na segunda.

Texto: Gabriela Hautrive
reportagem@independente.com.br

 

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui