Vale do Taquari não consegue reversão e terá semana na bandeira vermelha

Mapa definitivo do Distanciamento Controlado foi apresentado no fim da tarde desta segunda-feira. Principal consequência é o fechamento do comércio.


0
Foto: Governo do RS

O comércio da maioria das cidades do Vale do Taquari estará fechado na semana que antecede Dia dos Pais. A medida é consequência da apresentação do mapa definitivo do Distanciamento Controlado do Rio Grande do Sul, apresentado pelo Governo Estadual no fim da tarde desta segunda-feira (3).

São permitidos apenas os serviços de tele-entrega, pegue e leve e drive thru. Podem funcionar, com restrições de funcionários, os serviços considerados essenciais como medicamentos, produtos de higiene pessoal, alimentação e transporte. (Confira tabela abaixo para todos os setores)

As restrições valem desta terça-feira (4) até a próxima segunda (10). Na próxima sexta ocorre a divulgação do mapa preliminar do Modelo de Distanciamento controlado do RS para a próxima semana. Além de Lajeado, outras cinco regiões do estado estão na bandeira vermelha: Porto Alegre, Canoas, Novo Hamburgo, Taquara, Passo Fundo. Lajeado é a única que teve piora no seu quadro entre todas as regiões do Rio Grande do Sul, conforme o Governo do Estado.

Como o governo não acatou o recurso encaminhado pela Associação dos Municípios do Vale do Taquari (Amvat), após a divulgação do mapa preliminar na última sexta (31), a região de Lajeado terá a terceira semana na qual o comércio da região precisará estar fechado por determinação do Governo Estadual.

Isto ocorreu entre 04 e 17 de maio. Na primeira semana, antes da implantação do sistema de bandeiras, por anteceder do Dia das Mães, foi permitido o serviço de tele-entrega, take away (pegue e leve) e drive thru. Na semana seguinte, a primeira do Distanciamento Controlado, isto foi proibido. Em Lajeado a prefeitura também decretou o fechamento do comércio de 30 de março a 15 de abril.

Agora, a Amvat deverá entrar com alguma ação judicial contra o Estado, pois entende que há um exagero nesta determinação, especialmente em relação ao fechamento do comércio.

Mesmo com bandeira vermelha, 16 municípios da região poderão abrir comércio

Mesmo com a região de Lajeado, composta por 37 municípios – a maioria do Vale do Taquari – na bandeira vermelha, 16 municípios poderão seguir com as restrições da bandeira laranja e, portanto, com o comércio aberto. A permissão é possível pois estas cidades não tiveram óbitos e internações pelo novo coronavírus nos 14 dias levados em consideração para a rodada das bandeiras.

O método foi implementado pelo Estado há duas semanas e segue em vigor, atingindo, desta vez, os seguintes municípios: Boqueirão do Leão, Canudos do Vale, Capitão, Colinas, Coqueiro Baixo, Dois Lajeados, Doutor Ricardo, Encantado, Ilópolis, Nova Bréscia, Putinga, Santa Clara do Sul, São Valentim do Sul, Sério, Travesseiro e Westfália. Eles representam 43,2% do total.

Com relação à população estimada, a flexibilização atinge a 73.310 habitantes, ou 20% dos 366.550 moradores da região de Lajeado.

Devem fechar as portas do comércio a partir desta terça os seguintes municípios: Anta Gorda, Arroio do Meio, Bom Retiro do Sul, Cruzeiro do Sul, Estrela, Fazenda Vilanova, Forquetinha, Imigrante, Lajeado, Marques de Souza, Muçum, Paverama, Poço das Antas, Pouso Novo, Progresso, Relvado, Roca Sales, São José do Herval, Taquari, Teutônia e Vespasiano Corrêa.

Texto: Ricardo Sander
ricardosander@independente.com.br

 

Arte: Grupo Independente

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui