Vale do Taquari poderá ter retorno das aulas somente a partir do dia 15

Para que as atividades sejam retomadas, a região precisa já ter cumprido duas semanas inteiras na bandeira laranja.


0
Foto: Elza Fiúza / Agência Brasil

As escolas de educação infantil da região de Lajeado só poderão ter o retorno das aulas a partir do dia 15 de setembro. E isso só será viável em caso de novas classificações laranjas nas próximas duas rodagens das bandeiras, dias 4 e 11. A informação foi confirmada pela assessoria do Governo do Rio Grande do Sul na tarde desta quarta (2).

Isso ocorre porque não basta a região estar na bandeira amarela ou laranja para ter o retorno das atividades. Precisa já ter cumprido duas semanas nesta condição e ter uma terceira avaliação, no mínimo, em laranja. A partir daí os alunos poderão voltar aos educandários, respeitando os protocolos de higienização, que serão individualizados por escola.

Como a região de Lajeado no Modelo de Distanciamento Controlado do RS, composta por 37 municípios – a maioria do Vale do Taquari – foi classificada como bandeira vermelha no dia 21 de agosto, penúltima rodagem, ainda necessitaria ser avaliado no laranja nesta sexta-feira (4) como laranja, cumprir a próxima semana, a segunda consecutiva no risco médio de contágio de Covid-19, e permanecer nesta condição na avaliação da sexta-feira da próxima semana (11). Caso uma das avaliações preliminares seja de bandeira vermelha, mas se consiga a reversão para o laranja, valerá a classificação final do mapa, que sempre é divulgada nas segundas-feiras.

Mesmo que as aulas sejam retomadas, em caso de nova classificação vermelha, a região precisará aguardar, no mínimo, mais três semanas (uma na vermelha e duas na laranja) para poder retomar as atividades novamente.

É importante ressaltar que para a realização das atividades escolares a cogestão dos municípios não é levada em consideração. O que vale é a classificação final do mapa do Distanciamento Controlado do Estado.

Aquelas regiões que já receberam classificação de bandeira laranja nas duas últimas semanas e tiverem o mesmo resultado nesta sexta (4) já poderão retomar as aulas da educação infantil na próxima terça, dia 08.

Leia também: Lajeado planeja volta às aulas da rede municipal da Educação Infantil para 1º de outubro

O calendário apresentado pelo Governo do Estado:

  • 8 – Podem iniciar atividades presenciais a Educação Infantil
  • 21/09 – Podem iniciar atividades presenciais os ensinos Superior e Médio
  • 28/10 – Podem iniciar atividades presenciais os Anos Finais do Ensino Fundamental
  • 12/11 – Podem iniciar atividades presenciais os Anos Iniciais do Ensino Fundamental

Texto: Ricardo Sander
ricardosander@independente.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui