Vale do Taquari possui vagas para recenseadores do IBGE com salário de R$ 1,6 mil

Novo edital será publicado na segunda-feira (25) com vagas para 23 cidades da região. O salário é para cinco horas por dia, aumentando conforme mais horas trabalhadas


1
A rotina de trabalho é a coleta de questionários de porta em porta (Foto: Divulgação)

No início da próxima semana, entre os dias 25, 26 e 27 de julho (segunda, terça e quarta-feira), estará aberto mais um edital para seleção de recenseadores para auxiliar na coleta de dados do Censo 2022 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), previsto para iniciar no dia 1º de agosto.


ouça a reportagem

 


Conforme o coordenador do censo demográfico do IBGE em Lajeado, Paulo Ricardo Hamester, existem vagas para pelo menos 23 cidades da região mas os locais só serão confirmados após a publicação do edital na próxima segunda-feira (25). “Atuamos em 24 municípios do Vale e somente em um não teremos vagas, que é Westfália. Nos outros 23 teremos pela menos uma vaga para recenseador, que é pessoa que passa de porta em porta para aplicar os questionários”, explica.

O trabalho não tem horário fixo, sendo aconselhável pelo IBGE ter no mínimo cinco horas por dia de dedicação para a coleta. O salário é por produção (entrevistas) e fica em torno de R$ 1,6 mil por mês, se a pessoa fizer 5 horas por dia, aumentando conforme mais horas trabalhadas. “A rotina de trabalho deles é a coleta dos questionários em horários que ficam a seu critério a definição, ele faz o seu horário, no momento em que achar mais adequado para conseguir achar as pessoas em casa”, relata.

Coordenador do censo demográfico do IBGE em Lajeado, Paulo Ricardo Hamester (Foto: Jonas de Siqueira)

Há um curso de formação antes da atuação na prática, e nesta semana está sendo finalizada a primeira rodada de treinamento de recenseadores. “Treinamento se estende na próxima semana, mas como novas turmas. Estaremos treinando entorno de 200 pessoas, porém tínhamos 270 vagas, então estamos com déficit para o início da coleta em agosto, mas iniciaremos de qualquer forma”, completa.

Podem se candidatar pessoas com mais de 18 anos, com Ensino Fundamental e que não sejam funcionários públicos (ativos ou aposentados). As inscrições serão de forma presencial nas sedes do IBGE: “Situados em Arroio do Meio, Encantado, Estrela, Lajeado, Teutônia e Progresso, nesses seis postos de coleta será possível que esses novos candidatos se inscrevam”.

Mais detalhes sobre as inscrições e número de vagas serão divulgados somente no edital, disponível no site do IBGE na próxima segunda-feira (25).

Texto: Gabriela Hautrive
reportagem@independente.com.br

1 comentário

  1. Eu fiz o treinamento e foi cheio de mentiras e palhaçada, prometeram refeição e ajuda de custo e não cumpriram, além de outras coisas.
    Eu sou de Suzano São Paulo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui