Vale do Taquari receberá primeiras doses da Pfizer na próxima semana

Imunizantes serão recebidos já na temperatura entre 2ºC e 8ºC e os municípios terão que aplicar o quantitativo recebido até sexta-feira


0
Doses da vacina contra Covid-19 da Pfizer (Foto: Divulgação)

O Vale do Taquari receberá, na próxima segunda-feira (24), o primeiro lote de vacinas da Pfizer/BioNTech. A informação foi confirmada pela 16ª Coordenadoria Regional de Saúde. A distribuição aos municípios ocorrerá no mesmo dia, em horário a ser definido. Como essas doses serão recebidas já na temperatura entre 2ºC e 8ºC, os municípios terão que aplicar o quantitativo recebido até no máximo sexta-feira (28).

Caso seja necessário armazenar as vacinas na região, que necessitam estar em uma temperaturas inferior à -65°C, elas serão alojadas em um ultrafreezer no Parque Científico e Tecnológico do Vale do Taquari (Tecnovates), na Univates. O número de doses deve ser divulgado na próxima segunda-feira (24).

Instalado no Prédio 19 da universidade, o equipamento possui certificação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), e tem capacidade de armazenar 585 litros, com a estimativa de comportar entre 30 e 40 mil doses do imunizantes.

De acordo com a diretora de Inovação e Sustentabilidade da Univates, Simone Stülp, a instituição disponibilizará a estrutura enquanto houver doses, e será sede da coordenadoria para a distribuição dos imunizantes. “Além do ultrafreezer, toda a logística de distribuição será feita diretamente do Tecnovates. Também vamos instalar geradores para evitar quedas de energia”, salienta.

Imunização nos municípios

Os critérios mínimos a serem atendidos pelos municípios para operacionalização da vacinação com a Pfizer são os seguintes:

  • equipe técnica municipal capacitada para administração da vacina;
  • agendamento prévio dos usuários aptos à vacinação de acordo com os grupos pactuados (a lista de usuários indicados à vacinação deverá ser de duas vezes o total de vacinas disponibilizadas àquela unidade. As unidades de saúde selecionadas deverão agendar a vacinação de um total de pessoas compatível com o consumo de 100% das vacinas a serem recebidas em no máximo 4 dias, a contar da data agendada para o recebimento das vacinas);
  • logística de vacinação em unidades básicas de saúde no período de até 4 dias após o descongelamento da vacina (1 dia para distribuição).

Capacitação

A Secretaria Estadual da Saúde realizou nesta quinta-feira (20) uma videoconferência com equipes de imunizações dos municípios para capacitar as equipes quanto ao uso da vacina da Pfizer. O treinamento específico para esse imunizante é necessário porque ele tem características diferenciadas de armazenamento, manuseio e aplicação.

Um dos pontos de maior preocupação é o prazo de armazenamento para o uso das doses. Após saírem dos ultrafreezers, as unidades serão conservadas em refrigeradores comuns, em temperatura entre 2°C e 8°C, e precisam ser aplicadas em até cinco dias. Depois desse período, há risco de perda da eficácia do imunizante.

A orientação do Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs) é de que os municípios realizem agendamento prévio das pessoas a serem imunizadas. Também não é recomendada a estratégia de vacinação fora de Unidades Básicas de Saúde, como em drive-thru, por exemplo. Na sala da vacina, após o frasco ser tirado do refrigerador e diluído, as doses devem ser aplicadas em até seis horas.

Uma nova reunião de capacitação com os municípios está prevista para segunda-feira (24), pela manhã, em horário a definir.

Texto: Vinicius Mallmann
regional@independente.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui