Vale do Taquari se mantém em bandeira laranja no Distanciamento Controlado

Governo do Estado divulgou mapa preliminar na tarde desta sexta-feira (11).


0
Indicadores de Santa Maria, Guaíba, Passo Fundo e Caxias do Sul pioram; áreas se unem à capital, Erechim e Palmeira das Missões na bandeira vermelha (Foto: Divulgação)

A região de Lajeado no Distanciamento Controlado terá mais uma semana de bandeira laranja. O mapa preliminar do governo do Rio Grande do Sul foi divulgado na tarde desta sexta-feira (11). Com isso os municípios do Vale do Taquari seguem as mesmas regras que estavam em vigor desde 8 de setembro, quando a região conquistou, por meio de recurso, a manutenção na classificação laranja.

No período de 4 a 10 de setembro, utilizado na atual rodada do programa, a 19º, a região de Lajeado teve sete mortes e 548 novos casos de Covid-19. Na semana anterior, de 28 de agosto a 3 de setembro, foram oito mortes e 866 infecções. Ou seja, a atual contagem teve queda de 12,5% nos falecimentos e de 36,7% nos testes positivos. Na semana da 18ª rodada o Vale do Taquari recebeu bandeira vermelha.

Ao todo, o Estado avalia 11 critérios para determinar o risco de propagação do vírus, o que acaba refletindo na cor da bandeira: se amarela, laranja, vermelha ou preta. Desde o começo do programa, em maio, nenhuma das 21 regiões do Distanciamento Controlado recebeu a classificação preta, a mais grave no sistema.

Volta das aulas

A classificação laranja atribuída à região de Lajeado reforça a possibilidade de volta às aulas presenciais. Como teve duas semanas em laranja, a região poderia ter retomado os encontros já no dia 8 de setembro, o que não ocorreu em nenhuma rede de ensino dos municípios. Para o dia 15, diante do sistema de bandeiras, há o anúncio de retomada de colégios particulares, que deverão seguir protocolos sanitários.

Texto: Natalia Ribeiro
jornalismo@independente.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui