Vale do Taquari tem 34 novas confirmações e chega a 657 casos de dengue

Região teve redução de 82% de casos suspeitos na última semana, de acordo com o boletim epidemiológico da Secretaria da Saúde do RS


0
Mosquito Aedes aegypti (Foto: Arquivo/Agência Brasil)

O Vale do Taquari teve a confirmação de 34 novos casos de dengue na última semana, conforme o boletim epidemiológico da Secretaria da Saúde do RS. Até o dia 22 de maio (semana epidemiológica 20), eram 624 confirmações e na última atualização, onde são levados em conta os dados da semana 21 – entre 23 e 29 de maio – são 657. Desta forma a região da 16ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS) soma 657 casos confirmados de dengue, sendo 640 autóctones, quando a doença é contraída dentro do município.

Bom Retiro do Sul, município que teve a única morte por dengue na região, segue com a maior quantidade de pessoas já infectadas pelo mosquito Aedes Aegypti: 515. Depois vêm Estrela (103), Lajeado (29), Teutônia (6), Cruzeiro do Sul (3) e Progresso (1).

O dado positivo que pode ser observado é quanto a diminuição de 82% nas suspeitas de dengue entre as duas semanas, a maior redução desde o surgimento dos primeiros casos na região. Enquanto no período anterior foram 56 casos, agora foram dez. A diminuição nos casos suspeitos de dengue na região vem sendo observada desde a semana epidemiológica 17, quando foram 151 suspeitas. A partir daí a cada sete dias o número baixou para 130, 79, 56 e agora dez.

Os casos de dengue são notificados em todos os meses do ano, embora haja um aumento durante a sazonalidade da doença que ocorre entre os meses de novembro a maio.

Obs: A Rádio Independente não soma o caso de dengue de Boqueirão do Leão, computado no boletim da 16ª CRS para o Vale do Taquari pelo fato de o município pertencer ao Vale do Rio Pardo.

Texto: Ricardo Sander
ricardosnader@independente.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui