Vale do Taquari tem mais dois óbitos e 26 casos de Covid-19 nesta quinta-feira

Lajeado alcançou 101 pacientes. Região tem 173 confirmações e seis mortes.


0

A quinta-feira (30) termina com o agravamento dos casos de infecção e óbito pela Covid-19 no Vale do Taquari. Conforme a Secretaria Estadual da Saúde, são 26 novos pacientes na região e mais duas mortes, totalizando seis. Os óbitos envolvem moradores de Estrela e Lajeado. São 173 pessoas que já testaram positivo para a doença na região, sendo que cinco perderam a vida em decorrência da pandemia.

Apenas Lajeado teve 17 casos nesta quinta-feira, ou seja, 15,5% das infecções do Rio Grande do Sul na data. O estado fecha o dia com 1.529 pacientes, 109 a mais do que na noite da quarta-feira (29). Em números totais Lajeado é o terceiro município gaúcho em casos, atrás de Porto Alegre (451 pacientes e 15 mortes) e Passo Fundo (159 pacientes e 11 mortes). Já em incidência, Lajeado, pela primeira vez, alcança a segunda colocação. Tem 128.7 casos para cada 100 mil habitantes.

Em proporcionalidade, Lajeado está atrás de Marau, que tem 169.3 casos a cada 100 mil habitantes. São 68 pacientes diagnosticados com a doença em Marau. Os outros pacientes da região foram: seis de Estrela, que chegou a 12 pessoas; dois de Teutônia, que agora tem três; e um de Taquari, elevando o quadro para 14 infecções. Lajeado tem 58% dos casos registrados na região, além de cinco das seis mortes pela doença.

Óbitos

Na tarde desta quinta-feira o Hospital Estrela registrou o primeiro óbito por Covid-19. O paciente, um homem de 76 anos, internou na casa de saúde na segunda-feira (27). Ele estava na UTI Covid do hospital quando faleceu. Portador de diabetes e hipertensão, era morador de Estrela.

Em Lajeado, faleceu na noite de quarta-feira (29) uma mulher de 88 anos. A paciente estava internada no Hospital Bruno Born desde o dia 27. O exame confirmatório para a infecção foi publicado nesta quinta-feira pelo Estado. Ela tinha doença cardiovascular.

Desta forma, são seis mortes na região por conta da doença. Os quatro anteriores foram de moradores de Lajeado: homem, de 37 anos, que faleceu dia 23/4 na UTI do HBB. Obeso e hipertenso; mulher, de 86 anos, morte em 23/4 no HBB. Tinha histórico de hipertensão, diabetes e problemas cardíacos; mulher, de 89 anos, óbito em 26/4. Estava na internação do HBB e era hipertensa; e mulher, de 84 anos, morte em 27/4. Estava na internação do HBB e tinha doença cardiovascular e diabetes.

Leitos

Por volta das 21h desta quinta-feira o HBB, de Lajeado, tinha 12 pessoas e uma vaga disponível na UTI Covid. Já na UTI Covid do Hospital Estrela havia lotação máxima, com quatro pessoas, na tarde desta quinta. Estrela tem três leitos habilitados pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e bloqueou um leito de UTI Adulta para receber mais um paciente, visto que necessitava do espaço. Como apenas duas casas de saúde têm leitos de UTI Covid na região, havia um leito disponível durante a noite de quinta.

Em Lajeado ainda há 35 leitos de Internação Covid – com 18 pessoas na noite de quinta-feira; e cinco de Observação, todos preenchidos na data. O total é de 63 leitos, somados aos de UTI. A ocupação final dos espaços na noite de quinta-feira era de 63%. Já em Estrela há outros 15 leitos de internação, com quatro pacientes.

Confira os casos do Vale do Taquari nesta quinta-feira:

Lajeado

Em isolamento domiciliar

– Homem, 36 anos;
– Mulher, 79 anos;
– Mulher, 30 anos;
– Mulher, 25 anos;
– Mulher, 27 anos;
– Mulher, 27 anos;
– Homem, 40 anos;
– Mulher, 20 anos;
– Mulher, 24 anos;
– Mulher, 39 anos.

Internados no Hospital Bruno Born

– Mulher, 86 anos;
– Mulher, 23 anos;
– Homem, 40 anos;
– Homem, 56 anos;
– Homem, 59 anos;
– Homem, 37 anos.

O último caso de Lajeado reconhecido pela Secretaria Estadual da Saúde na quinta-feira foi da mulher, de 88 anos, que faleceu no HBB na noite de quarta-feira.

Taquari

– Homem, 53 anos, funcionário da BRF, em Lajeado. Faz isolamento domiciliar e tem estado estável.

Teutônia

– Teve dois novos pacientes na data, mas as informações de sexo, idade e estado de saúde não foram repassadas à reportagem até o fechamento da matéria.

Estrela

– Mulher, 29 anos;

– Mulher, 62 anos, com hipertensão, internada na Internação Covid do Hospital Estrela;
– Homem, 30 anos;

– Homem, 34 anos;

– Mulher, 35 anos.

O último dos pacientes do dia em Estrela, um homem, de 76 anos, com diabetes e hipertensão, foi confirmado nesta quinta-feira para a doença e faleceu na mesma tarde.

Texto: Natalia Ribeiro / jornalismo@independente.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui