Vale do Taquari tem primeiras pessoas curadas da Covid-19

Pacientes de Cruzeiro, Estrela e Anta Gorda já passaram pela quarentena e não têm mais sintomas. Moradores de Lajeado estarão recuperados nos próximos dias.


1

Alguns dos primeiros pacientes do Vale do Taquari diagnosticados com a doença Covid-19, oriunda no novo coronavírus, já estão sendo considerados curados. As informações vêm das secretarias de Saúde dos municípios.

A mulher de 28 anos de Cruzeiro do Sul, que esteve em um congresso em Bento Gonçalves no início de março, é considerada recuperada. Ela estava em isolamento domiciliar desde que apresentou os primeiros sintomas. Desde terça-feira (31), ela está trabalhando na sua empresa, com as portas fechadas.

A estrelense de 20 anos, que veio da Irlanda e teve a confirmação de coronavírus no dia 21 de março, também é considerada curada. Ela esteve confinada em casa. Sua mãe, inclusive, postou na rede social uma foto com a filha e seu outro filho brindando sua cura.

A Prefeitura de Anta Gorda considera que o casal que esteve em um cruzeiro marítimo pela costa brasileira também esteja recuperado. O homem de 33 anos chegou a ser atendido no Hospital Leonilda Brunet, de Ilópolis. Ele e sua esposa (sem idade confirmada), que esteve na mesma viagem, já não possuem mais sintomas.

Pacientes de Lajeado estarão curados nos próximos dias

Cinco das seis pessoas que testaram positivo para coronavírus em Lajeado devem estar recuperadas nos próximos dias. A informação foi confirmada pela coordenadora da Vigilância Epidemiológica do município, Juliana Demarchi, em entrevista no programa Contraponto Especial Coronavírus desta quinta (2).

Alguns deles já passaram do período de quarentena de 14 dias, mas como ainda apresentam algum tipo de sintoma, permanecem em observação médica. Apenas um caso é classificado como grave: um homem de 57, que participou do cruzeiro marítimo pela costa brasileira. Ele permanece internado na UTI do Hospital Bruno Born (HBB). “Ele está numa evolução positiva, segundo o que o hospital tem nos passado diariamente”, conta.

Previsão de saída da quarentena:

1 – Jovem de 22 anos: voltou de viagem da Suíça, está quase sem sintomas, isolado em casa. A previsão de alta está para esta sexta-feira (3).

2 – Homem de 57 anos: voltou de viagem da Suíça, está com poucos sintomas, mas passa bem, isolado em casa. Sua alta é estimada para domingo (5).

3 – Homem de 60 anos: voltou de viagem da Suíça, está internado no Hospital Bruno Born, em estado estável. Previsão de alta para domingo (5).

4 – Mulher de 48 anos: teve contato com um homem que testou positivo, em congresso realizado em Bento Gonçalves, está isolada em casa, com poucos sintomas. Ela estaria liberada já nesta quinta-feira (2), mas como familiares apresentaram sintomas gripais, permanece em observação.

5 – Homem de 45 anos: voltou de cruzeiro marítimo no litoral brasileiro, chegou a ser internado no HBB, mas agora faz isolamento em casa e passa bem. Previsão de liberação para o início da próxima semana.

Em quarentena:

Taquari

1 – Mulher de 26 anos, com sintomas, isolada em casa. Teve contato com colega de trabalho que tem suspeita de coronavírus. Ela atua numa empresa de alimentos de Lajeado. Exame do Lacen: 30/03/2020

Casos curados:

Anta Gorda

1- Homem de 33 anos. Voltou de cruzeiro marítimo no litoral brasileiro (cruzeiro diferente do paciente de Lajeado). Exame do Lacen: 24/03/2020

2- Mulher (sem idade confirmada). Voltou de cruzeiro marítimo no litoral brasileiro (cruzeiro diferente do paciente de Lajeado). Exame do Lacen: 24/03/2020

Estrela

1– Mulher de 20 anos. Voltou de viagem à Irlanda. Exame do Lacen: 21/03/2020

Cruzeiro do Sul

1 – Mulher de 28 anos. Teve contato com com um homem que testou positivo, em congresso realizado em Bento Gonçalves. Exame do Lacen: 23/03/2020

OBS: Segundo a coordenadora da Vigilância Epidemiológica de Lajeado, ainda não há comprovação científica de que quem já tenha sido contaminado não possa vir a contrair o vírus novamente.

Texto: Ricardo Sander
ricardosander@independente.com.br

1 comentário

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui