Vale do Taquari tem recorde de 13 casos de Covid-19 em um dia

São 72 pessoas que testaram positivo para a doença até esta quinta-feira (23). Destas, 28 estão recuperadas. Apenas Lajeado tem 40 pacientes.


0
COVID-19, Coronavirus, group of viruses that cause diseases in mammals and birds. In humans, the virus causes respiratory infections. 3D illustration.

Em um dia, o Vale do Taquari teve 13 casos positivos de Covid-19. Esta quinta-feira (23) encerra com 72 pacientes na região, contra 59 confirmados pela Secretaria Estadual da Saúde na quarta-feira (22). Há pessoas que testaram positivo para a doença em 12 municípios. Entre os casos, são 28 recuperados, o que representa 37,5% do total de pessoas notificadas com a doença no Vale.

Os novos pacientes do dia são de Lajeado, com cinco casos; Taquari, três; Encantado, dois; Bom Retiro do Sul, um; Cruzeiro do Sul, um; e Santa Clara do Sul, um – este município que teve o seu primeiro caso reconhecido pelo Estado nesta quinta-feira.

A partir do balanço atualizado, Lajeado tem 40 casos confirmados – entre eles 14 recuperados – e se mantém no quarto lugar em número de pacientes no Rio Grande do Sul. Sucede Porto Alegre (413 infecções), Passo Fundo (73) e Caxias do Sul (46).

Com relação à incidência proporcional da população, Lajeado está em nono lugar no estado, com 50 infecções para cada cem mil habitantes, junto de Serafina Corrêa. Antes aparecem Harmonia (108), São Domingos do Sul (97), Tabaí (89), Marau (82), São Jorge (70), Tio Hugo (68), Victor Graeff (65) e Nicolau Vergueiro (56). Em Tabaí, que fica na região, os quatro pacientes diagnosticados com a doença já estão recuperados.

O Hospital Bruno Born tinha, às 19h15 desta quinta-feira, 69% de ocupação na ala especial para a Covid-19. Isso quer dizer que há 20 pessoas internadas, para a capacidade de 29 leitos no total, sejam de UTI, internação ou observação. Com relação à UTI, o índice de ocupação é de 62%: nos 13 leitos à disposição há oito pessoas internadas, todas elas com teste positivo para a doença. Ou seja, cinco livres.

O Rio Grande do Sul tem 1.039 pessoas que testaram positivo para a doença até a noite desta quinta-feira, contra 970 notificados na quarta-feira. Entre os que já foram confirmados no estado há 678 recuperados (65,26%), 332 em fase de recuperação/ativos (31,95%) e 29 óbitos (2,79).

Os novos casos

Lajeado

– Mulher, de 45 anos, que faz isolamento domiciliar;
– Mulher, de 39 anos, que faz isolamento domiciliar;
– Mulher, de 21 anos, que faz isolamento domiciliar;
– Mulher, de 41 anos, que faz isolamento domiciliar;
– Homem, de 88 anos, que faz isolamento domiciliar.

Taquari

– Homem, de 30 anos, funcionário da Companhia Minuano de Alimentos, em Lajeado. Faz isolamento domiciliar;

– Mulher de 68 anos, mãe do funcionário da indústria. Está internada no Hospital de Caridade São José, de Taquari, em estado estável;

– Homem, de 38 anos, motorista profissional. Transferido no dia 22 de abril para o Hospital Clínicas, de Porto Alegre, onde está na UTI.

Encantado

– Mulher, de 23 anos, profissional da saúde. Está em isolamento domiciliar;

– Homem, de 71 anos, que está internado no Hospital Beneficente Santa Terezinha, de Encantado, em estado estável.

Bom Retiro do Sul

– Mulher, de 56 anos, que está internada em observação no Hospital de Caridade Sant´Ana, de Bom Retiro do Sul.

Cruzeiro do Sul

– Homem, de 45 anos, internado em isolamento no Hospital São Gabriel Arcanjo de Cruzeiro do Sul.

Santa Clara do Sul

– Mulher, de 48 anos, funcionária da Companhia Minuano de Alimentos, em Lajeado. A paciente tem histórico de doença crônica e está internada no Hospital Bruno Born (HBB), em Lajeado.

Confira situação no Vale do Taquari 

Texto: Natalia Ribeiro / jornalismo@independente.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui