Vale do Taquari tem um óbito e 27 casos confirmados pelo Estado neste sábado

Morte de morador de Cruzeiro foi a 40ª da região. Relvado teve seu primeiro caso confirmado e Teutônia teve 13 novas infecções identificadas.


0
Foto: Reprodução Freepik

O sábado (27) ficou marcado pela 40ª morte por Covid-19 no Vale do Taquari. O homem de 57 anos, se tornou o quinto falecimento pela doença em Cruzeiro do Sul, agora o segundo município da região com mais mortes por Covid-19. A morte foi confirmada pela Secretaria de Saúde do Estado na tarde deste sábado. No início da noite, a Prefeitura de Teutônia informou sua primeira morte por Covid-19, uma senhora de 83 anos. Ela, no entanto, ainda não foi contabilizada pelo Estado.

Além do óbito do morador de Cruzeiro, 27 casos foram confirmados pelo Estado para moradores de oito municípios do Vale do Taquari. Um desses casos é de um morador de Relvado, que segundo a prefeitura, já está recuperado. Desta forma, agora 33 dos 36 municípios do Vale do Taquari já tem casos confirmados. Seguem fora da lista da Secretaria Estadual de Saúde Coqueiro Baixo, Ilópolis e Putinga.

Teutônia foi, novamente, o município com o maior número de casos em 24 horas: 13. Os outros casos foram confirmados para Encantado (3), Estrela (3), Bom Retiro do Sul (3), Lajeado (2), Cruzeiro (1) e Roca Sales (1). Agora, segundo o Estado, o Vale do Taquari já soma 3.068 casos confirmados, 2.751 pessoas recuperadas (89,67%), 277 casos ativos (9,03%) e 40 óbitos (1,30%).

Leitos no Vale

Dos 65 leitos de UTI nos hospitais do Vale do Taquari, 38 estão ocupados, ou seja, 58,46%. Dessas, 12 estão em espaços Covid-19, sejam suspeitas ou confirmadas para a doença, o que representa (34,21%) dos pacientes das UTIs da região.

O Hospital Bruno Born, de Lajeado, tem 30 leitos de UTI, sendo 22 ocupados na noite deste sábado (73,3%). Seis são de pacientes na UTI Covid (dois confirmados e quatro suspeitos) e 16 na UTI Adulta. O Hospital Estrela, em Estrela, dispõem de 20 leitos de UTI. Quinze estão ocupados (75%). São dez na UTI Adulta e cinco na UTI Covid-19 (33,3%).

O Hospital Beneficente Santa Terezinha, de Encantado, tem cinco leitos de UTI. Há apenas uma pessoa ocupando leito Covid, representando 20% da capacidade. Já o Hospital de Caridade São José, de Taquari, tem todos os dez leitos de UTI vagos.

Texto: Ricardo Sander
ricardosander@independente.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui