Vale do Taquari vai para a sétima semana seguida na bandeira laranja

Anúncio foi feito no fim da tarde desta sexta-feira pelo Governo Estadual e valerá para os 37 municípios da região de Lajeado.


0
Divulgação/ Governo RS

Os municípios da região de Lajeado (maioria do Vale do Taquari) terão a sétima semana seguida na bandeira laranja pelos critérios do Modelo de Distanciamento Controlado do Rio Grande do Sul. Com isso, o comércio e os serviços seguem com as mesmas restrições que vêm tendo desde o dia 18 de maio (veja tabela abaixo).

Foi a primeira vez em que o giro das bandeiras foi realizado numa sexta-feira (26), sendo que até aqui o anúncio era feito aos sábados. Essas restrições valem até o dia 06 de julho (outra segunda-feira). O novo giro das bandeiras ocorre na próxima sexta (03).

A bandeira laranja significa ter risco médio para Covid-19, com média capacidade do sistema de saúde e baixa propagação do vírus ou alta capacidade do sistema de saúde e média propagação do vírus.

Além de Lajeado, outras  nove regiões estão na bandeira laranja: Santa Maria, Uruguaiana, Cruz Alta, Ijuí, Santa Rosa, Pelotas, Cachoeira do Sul e Santa Cruz do Sul e Santa Rosa. Duas regiões estão na bandeira amarela (risco baixo) e nove na vermelha (risco alto).

Saiba mais: Estado tem nove regiões na bandeira vermelha na 8ª rodada do Distanciamento Controlado

Na última semana – de sábado (21) até esta sexta (26) – o Vale do Taquari teve um óbito e 174 novos casos confirmados por coronavírus. Entretanto, o homem de 78 anos de Cruzeiro do Sul, faleceu antes deste período, no dia 18 de junho, quando ainda não se conhecia a causa da morte.

Agora o Vale do Taquari tem 3.041 casos confirmados, com 2.750 recuperadas (90,4%), 252 em tratamento (8,2%) e 39 óbitos (1,3%). Nesta sexta-feira, o Vale teve este óbito de Cruzeiro e 30 casos confirmados.

No Rio Grande do Sul o total nesta sexta-feira era de 24.114 infecções (1.093 novas). Entre essas pessoas, 19.135 estão recuperadas (79%), 4.439 ativas para a doença (18%) e 540 faleceram (4,7%). Foram 40 óbitos informados no dia.

Leitos no Vale

Dos 65 leitos de UTI nos hospitais do Vale do Taquari, 36 estão ocupados, ou seja, 55,3%. Treze das 36 pessoas na Unidade de Terapia Intensiva, ou 36% delas, estão em espaços Covid-19, sejam suspeitas ou confirmadas para a doença.

Integram a região de Lajeado (R29 e R30), segundo o Governo do Estado, os seguintes municípios:

Anta Gorda, Arroio do Meio, Bom Retiro do Sul, Boqueirão do Leão, Canudos do Vale, Capitão, Colinas, Coqueiro Baixo, Cruzeiro do Sul, Dois Lajeados, Doutor Ricardo, Encantado, Estrela, Fazenda Vilanova, Forquetinha, Ilópolis, Imigrante, Lajeado, Marques de Souza, Muçum, Nova Bréscia, Paverama, Poço das Antas, Pouso Novo, Progresso, Putinga, Relvado, Roca Sales, Santa Clara do Sul, São José do Herval, São Valentim do Sul, Sério, Taquari, Teutônia, Travesseiro, Vespasiano Corrêa e Westfália.

Desses 37 municípios, cinco municípios não tem casos confirmados de coronavírus segundo a Secretaria Estadual de Saúde: Boqueirão do Leão, Coqueiro Baixo, Ilópolis, Putinga e Relvado.

Texto: Ricardo Sander
ricardosander@independente.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui