Vale tem 173 novos casos confirmados de Covid-19 nesta quarta-feira

O número integra nova notificação do Estado de casos que não apareciam no sistema.


0
Foto: Divulgação

A Secretaria da Saúde do Rio Grande do Sul realizou uma força-tarefa com o objetivo de buscar casos de Covid-19 inseridos no sistema de notificação pelos municípios gaúchos e cujos registros não foram concluídos, e assim, não apareciam nos dados oficiais do Estado. A ação teve apoio do Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Rio Grande do Sul (Cosems) e resultou, nesta quarta-feira (20), na inclusão de 1.175 novos casos confirmados no painel do Estado, até às 16h desta quarta-feira (20).

Com a notificação, o Vale do Taquari tem 173 novos casos confirmados, e chega no total de 781. Lajeado, que tinha um total de 243 casos, passou para 380, com 137 novos casos. O município também registrou nesta quarta, o 16° óbito por Covid-19. Trata-se de um idoso de 64 anos de Lajeado, que estava internado no Hospital Bruno Born, desde o dia 13 de maio. Com esta morte, o Vale do Taquari chega a 21 óbitos por coronavírus. O óbito ainda não consta no Boletim Oficial.

Também aparecem com novos casos no Boletim do Estado, os municípios de Arroio do Meio (7), Estrela (3), Teutônia (9), Encantado (2), Bom Retiro do Sul (4), Colinas (2), Santa Clara do Sul (3), Roca Sales (2), Tabaí (1), Canudos do Vale (1), Fazenda Vilanova (3), Sério (1), Westfália (2) e Poço das Antas (1).

Na atualização desta quarta-feira, o Estado tirou oito casos que constavam na lista oficial em municípios da região. São menos dois casos em Cruzeiro do Sul; menos quatro, em Bom Retiro do Sul e menos um, em Sério.

O município de Marques de Souza que antes aparecia no Boletim Oficial com um caso, não consta mais na lista. Segundo a assessoria de imprensa da Secretaria Estadual da Saúde, alguns casos acabaram sendo corrigidos e levados para outros municípios. O vice-prefeito de Marques de Souza, Lucas Sthol, afirma não ter recebido a notificação de alteração da lista oficial. Ainda conforme ele, o paciente confirmado no município já é considerado recuperado.

Os casos refletem uma realidade de vários dias e até de semanas atrás, uma vez que são resultados, em maioria, de testes rápidos, que são aplicados a partir do décimo dia de início dos sintomas ou até mesmo em pacientes assintomáticos.

Análise dos números

Lajeado segue como terceiro município gaúcho em número de casos da doença, com 308. Primeiro aparece Porto Alegre (601) e depois Passo Fundo (438). Em proporção, Lajeado também está na terceira colocação, tendo 484.1 casos a cada cem mil habitantes. Este quesito tem Saldanha Marinho em primeiro (902.8) e Garibaldi segundo (564.4).

Dos 781 testes positivos que o Vale do Taquari já teve, 289 estão ativos para a doença, ou seja, em tratamento (37%); 471 recuperados (60%) e 20 são de pacientes que faleceram (3,26). O Rio Grande do Sul tinha, até a noite desta quarta-feira, 4.973 casos confirmados, sendo 3.736 recuperados (75,2%); 1.076 ativos (21,6%) e 161 mortes (3,2%). No Brasil eram 291,5 mil casos e 18,8 mil óbitos

Leitos Covid-19

A UTI Covid no Hospital Bruno Born (HBB), de Lajeado, tinha seis pessoas ocupando leitos por volta das 20h desta quarta-feira. Há 18 leitos deste tipo disponíveis no local. Já na UTI Covid do Hospital Estrela estavam cinco pessoas nesta quarta, ou seja, com cinco vagas sobrando na oportunidade, visto que há dez leitos habilitados.

Em Lajeado ainda há 35 leitos de Internação Covid – com 14 pessoas na noite desta terça; e dez de Observação, sendo todos vagos. O total é de 63 leitos, se somados à UTI. Em Estrela há outros 15 leitos de internação, sendo um ocupado.

Texto: Natalia Ribeiro e Rita de Cássia

jornalismo@independente.com.br
redacao@independente.com.br

Arte: Grupo Independente

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui