Vale tem diminuição de 33% nos crimes mais violentos

Coronel Douglas da Rosa Soares, comandante do CRPO VT, revela os dados


0
Foto: Arquivo Pessoal / Divulgação

Pelo sétimo mês consecutivo, o Rio Grande do Sul registrou redução no principal indicador de criminalidade do Estado. O número de vítimas de homicídio em maio caiu 29% na comparação com igual período de 2020, passando de 176 para 125. No acumulado desde janeiro, a queda é de 20,2%, com 673 óbitos ante 843 no primeiro ao quinto mês do ano anterior.

Em entrevista ao programa Operação Conjunta, o coronel Douglas da Rosa Soares, comandante do CRPO VT, destacou uma redução de 33% nos crimes de latrocínio, homicídio e lesão corporal seguido de morte. O comandante comemora os números mas destaca que isso “não significa dizer que todos os problemas estão resolvidos”.

Entre os fatos que contribuem para a melhora nos índices está o sistema de integração das forças de segurança pública, o RS Seguro. Os órgãos realizam reuniões quinzenais para tratar sobre fatos e medidas a serem tomadas, ocorrendo um acompanhamento periódico, que permite averiguar a tendência dos crimes com maior incidência.

O videomonitoramento – cercamento eletrônico – também tem contribuído com a diminuição da criminalidade, ocorrendo uma repressão qualificada através do emprego da tecnologia e inteligência policial. O coronel destaca a ideia da construção de um centro integrado de comando e controle, para agregar em um único local o espelhamento de todas as câmeras da região, contribuindo não somente para área criminal, mas também para a defesa civil.

O comandante ainda enaltece a recente chegada de dez viaturas para o Vale do Taquari e o trabalho para angariar mais recursos para o aparelhamento da corporação através do Piseg – Programa de Incentivo ao Aparelhamento da Segurança Pública do Estado do Rio Grande do Sul. MS