Vale Verde apresenta atrativos naturais e históricos

Localizado bem próximo ao Vale do Taquari, o município é o destino de muitos moradores de nossa região, principalmente, para quem frequenta os balneários como o de Monte Alegre no Rio Jacuí


0
Antiga estação ferroviária é preservada (Foto: Alício de Assunção)

Localizado no Vale do Rio Pardo, mas bem próximo ao Vale do Taquari, o município de Vale Verde é o destino de muitos moradores de nossa região, principalmente quem frequenta os balneários como o de Monte Alegre no Rio Jacuí. Também diversos empreendedores rurais do Vale do Taquari cultivam soja, milho e trigo em áreas do município, além de se dedicarem a criação de gado de corte e de leite.

No distrito de Monte Alegre é preservado prédio da Estação Ferroviária construído em 1888 além de uma antiga residência açoriana de 1880. A cerca de 20 km da cidade está o Buraco Fundo. Resultado de anos de erosão, o local chama a atenção pela profundidade e pelo tamanho. Uma grande obra moldada pela natureza. Outro atrativo é a figueira gigante, distante 3 km do centro.

Uma árvore gigantesca, que carrega nas folhas a história da cidade. Possui cerca de 30m de altura, enquanto suas raízes chegam a ultrapassar essa medida; o tronco mede 14m de diâmetro, e para abraçá-lo são necessárias em torno de dez pessoas. Acredita-se ter mais de 500 anos.

No centro de Vale Verde prédios antigos e modernos fazem o visitante voltar no tempo e contemplar a modernidade. Conhecido em tempos passados como Vila Melos, Vale Verde pode ser acessado por Venâncio Aires e Passo do Sobrado, pelas RSC-287 e 405, distanciando cerca de 80 quilômetros de Lajeado. Outra alternativa é passar pela barca do Rio Taquari em Taquari e seguir por Linha Potreiros em General Câmara, porém cerca de 30 quilômetros é por estrada não pavimentada.

Casa açoriana construída em 1880 (Foto: Alício de Assunção)

Texto: Alício de Assunção
turismo@independente.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui