“Vamos colorir a nossa cidade, deixar os espaços de forma mais humanizada”, afirma secretário de Cultura de Lajeado

Intervenções ocorrem por meio do projeto Arte na Cidade.


0

A primeira intervenção artística do Projeto Arte na Cidade foi tema da entrevista do programa Troca de Ideias desta sexta-feira (7) com o secretário de Cultura, Esporte e Lazer de Lajeado, Carlos Reckziegel, e com a artista Flávia Pozzobon da Rocha Gomes.


ouça a entrevista

 


 

Ela finalizou a pintura “Arte para Libertar-se” no lado esquerdo da mureta da rótula da Avenida Alberto Pasqualini, no sentido Centro – São Cristóvão. Conforme Flávia, o desenho representa diversidade e livre expressão. É uma figura de duas mulheres em um rosto só, metade negra e metade branca. “Uma reflexão em relação à multiplicidade”, explica.

Artista Flávia Pozzobon da Rocha Gomes (Foto: Tiago Silva)

Para Flávia, “com a arte, nós movimentamos o ser humano, as percepções, diversas formas de percepção”. Em sua opinião, a pintura deu vida ao local, ao humanizá-lo. “Tudo começa a mudar quando você tem um olhar diferente sobre determinado local.

A pintura é a primeira do projeto, selecionada no 1º Concurso Arte na Cidade – Intervenção Artística em Espaços Urbanos, lançado em setembro de 2019 com caráter artístico-cultural. Em dezembro de 2019, uma comissão julgadora selecionou as cinco melhores propostas de pintura que contemplavam o conceito “Humanizando a Cidade”. Em março de 2020 foi iniciada a limpeza e os preparativos nos locais que receberão as intervenções. “Vamos colorir a nossa cidade, vamos embelezar os locais, deixar de forma mais humanizada os espaços”, ressalta o secretário Carlos Reckziegel.

Secretário de Cultura, Carlos Reckziegel (Foto: Tiago Silva)

Nesta quinta-feira (6), os artistas Lucas Cristiano Baldissera e Maiara Cristiana Bauer Leonhardt iniciaram a pintura da segunda mureta na Avenida Alberto Pasqualini. A intervenção faz referência à humanização e à vivência em sociedade.

Após esses dois, a ponte seca, onde a BR-386 passa sobre a Rua Bento Rosa, será o próximo local que receberá limpeza e a intervenção artística. As intervenções serão feitas nos pilares e nas cabeceiras dos dois viadutos paralelos das pistas da BR-386. Os artistas responsáveis pelas intervenções no local são Samuel Hergesell e Rafael Hergesell.


DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui