Velório do cardeal Dom Claudio Hummes segue até quarta-feira na Sé

Dom Claudio Hummes faleceu nessa segunda-feira (4), aos 87 anos, em sua residência na zona sul da capital. Ele estava sob tratamento paliativo contra um câncer irreversível


0
Foto: Divulgação

O velório do cardeal Dom Claudio Hummes segue até a manhã desta quarta-feira (06) na Catedral da Sé, centro de São Paulo. Dom Claudio Hummes faleceu nessa segunda-feira (4), aos 87 anos, em sua residência na zona sul da capital. Ele estava sob tratamento paliativo contra um câncer irreversível. Nesta quarta será realizada uma missa às 10 horas da manhã presidida pelo cardeal Dom Odilo Scherer e, em seguida, o corpo de Dom Claudio Hummes será sepultado na cripta da Sé. Dom Odilo falou sobre o legado de Claudio Hummes para a sociedade e a Igreja Católica.

Nascido em 8 de Agosto de 1934 na cidade de Montenegro, no Rio Grande do Sul, Dom Claudio Hummes começou a se dedicar à Igreja aos 17 anos de idade, na ordem dos Frades Menores. Em 1975, assumiu a diocese de Santo André e foi um dos grandes apoiadores do movimento operário do ABC, abrindo a Catedral de Santo André para assembleias de trabalhadores e se posicionando nas missas firmemente contra demissões de manifestantes.

Entre 2006 e 2010 foi nomeado pelo então papa Bento 16 como prefeito da congregação para o Clero do Vaticano, se tornando assim o responsável por mais de 400 mil sacerdotes espalhados nos 5 continentes. De volta ao Brasil em 2010, foi nomeado como Presidente da Comissão Episcopal da Amazônia da CNBB, cargo que exerceu até 2019. No cargo, defendeu de forma irrestrita o modo de vida dos indígenas.

Dom Claudio Hummes também foi um dos grandes apoiadores da escolha do Papa Francisco no Conclave 2013. Em junho de 2021, Francisco relembrou 2 frases pronunciadas por Hummes quando ele foi eleito no Conclave e que influenciaram a escolha do nome Francisco: “È assim que o Espírito Santo Age” e “Não se esqueça dos pobres”. A programação completa das homenagens a Dom Claudio Hummes pode ser consultada em arquisp.org.br

Fonte: Agência Brasil

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui