Venâncio Aires encaminha Plano de Qualificação Profissional com mais de 500 vagas

Objetivo do edital é oferecer cursos profissionalizantes básicos e de curta duração em diversas áreas, além de permitir a capacitação e atualização exigida pelo mercado de trabalho


0
Foto: Divulgação

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo de Venâncio Aires apresentou as bases do programa “Qualifica Venâncio”, que busca a oferta de cursos de qualificação profissional com vistas a retomada da atividade econômica após a pandemia de Covid-19, a inserção de pessoas no mercado de trabalho e a geração de emprego e renda. O município encaminha para licitação, a contratação de 43 cursos, divididos em oito módulos, que devem gerar até 500 vagas para capacitação gratuita a partir do segundo semestre.

De acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico, Nelsoir Battisti, o objetivo do edital é oferecer cursos profissionalizantes básicos e de curta duração em diversas áreas, além de permitir a capacitação e atualização exigida pelo mercado de trabalho. Entre os módulos que terão cursos disponíveis estão Administração e Gestão; Empreendedorismo; Higiene, Saúde e Beleza; Indústria e Construção Civil; Gastronomia; Tecnologia e Informática; Cuidados e Bem-Estar e Agronegócio e Saúde Animal.

Os módulos e cursos disponibilizados no edital foram definidos após análise de indicadores do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), assim como a demanda de abertura de empresas da Central do Empreendedor e as característica das vagas de emprego ofertadas pela Agência FGTAS/SINE de Venâncio Aires que, em média, disponibiliza cinquenta novas vagas de emprego por semana.

O prefeito Jarbas da Rosa acrescenta que o programa terá fundamental importância para instigar a cultura empreendedora em Venâncio Aires, por meio de ações que estimulem o desenvolvimento, o fomento dos pequenos negócios e o fortalecimento da economia local. “Além de ser uma plataforma de campanha, os cursos de qualificação profissional desempenharão um papel de extrema importância na retomada econômica do nosso município, garantindo novas oportunidades de trabalho formal e novos horizontes de investimento”, destacou.

A expectativa do Município após conclusão do prazo licitatório é lançar o programa Qualifica Venâncio com abertura das inscrições e oferta dos cursos presenciais no segundo semestre. AI/VM

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui