Venâncio Aires estuda criação de um Conselho Municipal de Defesa para comunidade LGBTQI+

Um encontro realizado nesta sexta-feira abordou o assunto.


0
Foto: Camila Sehn

Foi realizado nesta sexta-feira, umencontro entre a Secretaria Municipal de Habitação e Desenvolvimento Social de Venâncio Aires e membros da Comissão de Articulação e Mobilização do Grupo ‘Cras Somos Um’, formados por LGBTs (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Transgêneros). Na ocasião foram debatidas diversas situações que ocorrem no dia a dia destas pessoas, como preconceito, agressões, discriminação, entre outros. Na ocasião, foi feita a entrega de um documento intitulado de “Desafios e Possibilidades da População LGBTQI+ em Venâncio Aires”, onde destaca ações de inclusão, fortalecimento e apoio ao grupo.

“Ao receber o grupo ‘Cras Somo Um’, recebemos um relatório dos desafios e possibilidades do grupo LGBTTQ+, na verdade, muito do apresentado, já devia estar contemplado nas políticas públicas de uma forma geral, são demandas que se apresentam dentro de uma razoabilidade de contemplação, e a Administração Pública, através da Secretaria Municipal de Habitação e Desenvolvimento Social não se furtará em estabelecê-las como política cristalizada e eternizada. Comprova-se com a visita e o material entregue uma grande organização do grupo, o alicerce está sendo construído, vislumbro uma grande solidez na ideia”, destaca o Secretário da pasta, Mateus Deitos Rosa. Ele ainda adianta que o próximo passo deve ser a consolidação de um Conselho Municipal de Defesa e Garantias de Direitos da Comunidade LGBTQI+ no município.

Agora deverá ser realizado um estudo, um planejamento com as demais Secretarias Municipais que tem relação com o assunto, com a ideia de promover e articular inclusão no mercado de trabalho, qualificação e, parceria público privada, além de buscar apoio da sociedade.

‘Cras Somos Um’ é um dos grupos atendidos no Centro de Referência de Assistência Social(CRAS), localizado no bairro Battisti e teve as ações intensificadas através da utilização de novas tecnologias, disponibilizadas por aplicativo de mensagem. O objetivo é promover a articulação e a defesa e garantia de direitos na diversidade por meio da convivência e fortalecimento de vínculos. Interessados que queiram participar de reuniões e informações podem ligar para o número (51) 99766-7325. AI/R

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui